• Solução baseada na computação em nuvem dá aos gestores situação real das cidades

Tecnologia ajuda prefeitos no começo do mandato

26 Jan, 2017 16:30:21 - Política

Florianópolis (SC)

Apesar de as legislações federal, estaduais e municipais determinarem que os gestores públicos devem preparar a transição para os próximos mandatários do executivo, essa operação nem sempre acontece de forma tranquila. Não são raros os casos em que os governadores ou prefeitos que estão deixando o poder não conseguem encaminhar adequadamente as pendências da gestão anterior para aqueles que estão chegando. Num caso recente e até curioso na cidade amazonense de Tefé, que tem cerca de 62 mil habitantes, o ex-prefeito Jucimar de Oliveira Veloso foi obrigado pela justiça a fazer a transição correta para o atual prefeito, Normando Bessa de Sá. Já houve casos de chefes do Poder Executivo que além de se negarem a entregar a cidade de forma transparente, esconderam e até queimaram documentos públicos antes da posse do vencedor das eleições.

Situações como esta podem ser evitadas com o uso da tecnologia. Com a cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, sistemas de alto desempenho e confiabilidade permitem o armazenamento de todos os documentos públicos e os disponibilizam a qualquer momento por meio de plataformas especialmente desenvolvidas para a gestão pública. Um deles, criado pela catarinense IPM Sistemas, impede que as informações se percam ou sejam ocultadas do próximo administrador e da própria população. O Atende.Net funciona em centenas de prefeituras do Brasil e dá mais eficiência, rapidez e transparência à gestão.

Além de automatizar processos que exigiriam a presença do contribuinte ou tomariam muito tempo dos servidores para serem executados, é possível construir um patrimônio documental e compartilhar essas informações rapidamente com a nova equipe. Quando a prefeitura adota um sistema cloud para a gestão pública, todos os processos que tramitam no Executivo são formalmente mapeados. Assim, para o professor e coordenador da área de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli, os dados não ficam mais restritos ao conhecimento de poucas pessoas: “A solução armazena as informações sobre como cada atividade funciona, de que forma deve ser realizada, qual é a fundamentação legal, etc. Isso pode ser acessado pelo próprio contribuinte, que vai se sentir mais próximo da administração da cidade onde vive”, diz.

Com as informações corretas sobre a saúde administrativa do município, é mais fácil para as novas equipes continuarem os projetos e melhorarem a qualidade da gestão pública prestada à população. Uma das reclamações mais frequentes por parte de quem paga os impostos e espera ser bem atendido é o excesso de burocracia, que deixa tudo mais lento. Ao adotar um sistema com o Atende.Net, os gestores conseguem automatizar várias rotinas administrativas, já que algumas delas nem precisarão mais ser feitas na presença do cidadão, pois podem ser solicitadas via internet, como a emissão de taxas.

Outra forma de melhorar o desempenho dos órgãos públicos é integrando-os na mesma plataforma, desde secretarias até instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Se um contribuinte precisar de uma autorização delas para abrir um estabelecimento comercial, por exemplo, não vai precisar ir a vários locais diferentes: tudo estará disponível on-line, acessível a todos os usuários do sistema. Caso alguma etapa do processo esteja demorando mais do que o normal, o workflow da solução permite identificar onde a requisição está, porque não avançou e quais serão os próximos passos. “Criamos um sistema que informa a posição dos processos dentro do ciclo administrativo da prefeitura por meio de gráficos e notificações para evitar a lentidão e o retrabalho”, afirma Nardelli.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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