• Técnicas utilizadas na Unimed aceleram recuperação pós-operatório

    Programa pioneiro no Estado, consiste em 15 estratégias assistenciais combinadas

Técnicas utilizadas na Unimed aceleram recuperação pós-operatório

05 Fev, 2019 17:05:08 - Saúde

Criciúma (SC)

Minimizar a resposta metabólica ao trauma cirúrgico, reduzir o índice de dor pós-operatória e complicações, como também o tempo de permanência hospitalar. Estes são alguns dos benefícios promovidos com o Programa de Recuperação Acelerada do Paciente Cirúrgico, do Hospital Unimed Criciúma.

Em fase de implantação na instituição hospitalar, já atendeu diversos pacientes, aos quais apresentaram excelentes resultados. Segundo a enfermeira participante do projeto, Daniele Comin, o diferencial do atendimento é percebido logo na chegada ao bloco cirúrgico. “Os benefícios são visíveis. Observamos a diferença pelo semblante do paciente desde a sua chegada no bloco cirúrgico, bem como, seu comportamento durante toda a jornada cirúrgica. Ele chega menos ansiosos e calmo”, descreve.

O programa, pioneiro no Estado, está em fase de implantação. Abrange procedimentos como, colecistectomia, herniorrafia, oforectomia, histerectomia, hemorroidectomia, vídeo diagnóstica sem complicações, apendicectomias e artroplastias. “O programa consiste no atendimento individualizado, fortalecido com cartilha educativa, abreviamento do tempo de jejum e acompanhamento do paciente no bloco cirúrgico. Juntamente as demais estratégias, a equipe consegue alcançar melhores resultados clínico cirúrgico para cada paciente,” ressalta Daniele.

Tratamento e recuperação

O jovem Álvaro Souza da Silva, de 21 anos, realizou cirurgia para retirada de cisto pilonidal no Hospital Unimed Criciúma. “Há quatro anos realizei a mesma cirurgia e tive que passar uma noite no hospital. Desta vez, ganhei alta no mesmo dia. A recuperação está mais rápida. Recebi um bom atendimento no Hospital Unimed”, comenta.

Segundo a  coordenadora Gestão de Leitos, Daniela Loch, no Programa de Recuperação Acelerada do Paciente Cirúrgico são abordados as melhores técnicas indicadas no tratamento cirúrgico. Conta com o empenho de médicos cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem. “O preparo clínico do paciente no pré-operatório, de conscientização no intra e pós-imediato e a alta precoce – todas as técnicas juntas proporcionam uma recuperação acelerada do paciente, além de reduzir o risco de infecção hospitalar e otimização da gestão de leitos”, ressalta.

O programa consiste em 15 estratégicas combinadas e hoje atende a pacientes entre 16 a 65 anos, com perfil clínico pré-avaliado pela equipe técnica multidisciplinar.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança