• Técnica de enfermagem é a primeira imunizada contra a Covid-19 em Urussanga

Técnica de enfermagem é a primeira imunizada contra a Covid-19 em Urussanga

19 Jan, 2021 19:35:46 - Saúde

Urussanga (SC)

A população mundial vivencia, desde março de 2020, uma nova forma de interação entre as pessoas. Foram muitas mudanças e adaptações que transformaram o nosso cotidiano. Por causa de um vírus (COVID-19) contagioso e letal as pessoas deixam de estar perto umas das outras, evitam abraços, diminuem os encontros, as aulas foram reformuladas, o trabalho passou a ser “home office”...Aflições e incertezas se tornaram rotina, mas a fé e a esperança também fazem morada.

Hoje a esperança ganhou reforço, pois após meses de pesquisa a imunização contra o novo coronavírus chegou. E diante de alguns testemunhos a técnica de enfermagem Edneia Acácio, profissional da vigilância epidemiológica de Urussanga, foi a primeira a receber a vacina. A dose foi aplicada pela secretária municipal de Saúde, Enfermeira Ingrid Zanelatto, que falou da alegria de presenciar este momento: “Com muita alegria e esperança estamos dando o start da imunização contra a COVID em nossa cidade vacinando os guerreiros da saúde que estão, diariamente, na linha de frente. É um momento histórico que ficará guardado em nossas mentes e em nossos corações, pois é o começo da ação pretendida de vacinarmos todo o público alvo de Urussanga”, declarou emocionada.

O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier, destaca o sentimento de gratidão. “A palavra e o sentimento que define este momento é gratidão! Gratidão aos envolvidos na descoberta da vacina, mas especialmente gratidão aos profissionais da área da saúde de Urussanga, do Brasil e do mundo, que corajosamente correm riscos diários para atender, cuidar e zelar pela saúde do próximo. Este é o início de um novo momento, pois o primeiro passo foi dado e, assim, viramos mais uma página na história da COVID”, assinalou.

Pega de surpresa, a técnica de enfermagem Edneia Acácio, relata a emoção de ser a primeira a receber a vacina em Urussanga. “Fui pega de surpresa, pois pensei que seria outro profissional de saúde a receber a primeira dose da vacina. É difícil descrever o que estou sentindo, mas me sinto honrada. Com muita fé e esperança acredito que os urussanguenses, assim como a população em geral, serão imunizados o mais breve possível”, declarou com os olhos cheios de lágrimas. Enquanto Edneia recebia a dose da vacina o Padre Giovani Manique Barreto proferiu uma bênção e foi acompanhado pelos presentes em oração. Edneia Acácio atua faz seis anos na secretaria de Saúde de Urussanga. Iniciou na Atenção Básica e um ano depois foi transferida para a vigilância epidemiológica.

Na sequência foram vacinados o médico da família e membro do comitê de combate à covid-19 de urussanga, Alexandre Régio Gomes (dr. kaleb), e a vacinadora Vanessa Cavanholi. O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Jair Nandi; o Comandante da Polícia Militar, Major Anderson Torres; Presidente do hospital Nossa Senhora da Conceição, Antonio Roberto Dutra; o vereador Thiago Mutini representando o legislativo; entre outros vereadores e equipe de saúde.

Quantidade de vacinas contra a COVID-19 a ser recebida não atinge o número esperado pelos municípios

Com as primeiras doses da vacina contra a COVID-19 chegando nesta semana na região Carbonífera e, assim, em Urussanga a equipe da secretaria municipal de Saúde iniciará a imunização seguindo o Plano de Vacinação já elaborado. A notícia sobre a distribuição e a quantidade para cada cidade foi anunciada na noite desta segunda-feira (18) em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e vigilância epidemiológica do estado, quando foi apresentado um quantitativo bem abaixo do esperado, enviado pelo Ministério da Saúde à Santa Catarina.

A secretária de saúde de Urussanga, enfermeira Ingrid Zanelatto, explica que a primeira etapa de vacinação não corresponderá à expectativa “uma vez que a quantidade a ser entregue neste primeiro momento será menor do que o esperado. Assim, vamos seguir o Plano de Imunização iniciando pelos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, como por exemplo a equipe do Centro de Triagem, em seguida as vacinadoras, profissionais do hospital Nossa  Senhora da Conceição... Depois vamos aguardar a segunda remessa que, infelizmente, ainda não tem data prevista para ser entregue”, pontua Ingrid.

Ingrid ainda assinala que assim que a segunda entrega ocorrer “as pessoas já listadas como prioritárias serão chamadas para receber a imunização. Cabe ressaltar que vamos receber apenas 114 doses”, revela. Os 12 municípios da AMREC receberão, juntamente, 3350 doses, bem abaixo do esperado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE