• Tec Day abre as portas da tecnologia e inovação aos alunos de Içara

    A iniciativa faz parte do Programa Içara Mais Tec, desenvolvido pelo Governo de Içara e a FIESC, por meio SESI e do SENAI.

Tec Day abre as portas da tecnologia e inovação aos alunos de Içara

13 Jul, 2023 15:50:31 - Tecnologia

Içara (SC)

Uma tarde para explorar conhecimentos e compartilhar informações e vivências. O Tec Day, primeiro evento que faz parte do Programa Içara Mais Tec, reuniu cerca de 700 pessoas nesta quarta-feira (12/7/2023), entre alunos e professores da rede municipal de ensino de Içara, para conhecer um pouco mais do programa e se familiarizar com as tecnologias que serão abordadas no projeto.


Para a aluna Yasmin Batista Cardoso, do 9º ano da Escola Municipal Angêlo Zanellatto (Bairro Primeiro de Maio), foi uma grande oportunidade para conhecer mais de perto o projeto e provocar o interesse dos alunos nas novas tecnologias. “Achei tudo muito interessante. É uma oportunidade inovadora que estamos recebendo para vermos coisas diferentes do que temos acesso nas salas de aula. É um dia muito especial”, comenta a estudante.

A ideia com o Tec Day é despertar o interesse dos alunos para as demais etapas do Içara Mais Tec. “É um programa que tem uma etapa de longo prazo, justamente para o ensino fundamental, onde será despertado o interesse para que essas crianças entendam lá na frente que a tecnologia vai fazer parte e transformar todas as profissões, independente de quais profissões eles escolherem. Além disso, teremos também a etapa de curto prazo, que é direcionada aos jovens e adultos. Os alunos que estão no ensino médio do município, da rede estadual, e até mesmo os adultos que queiram uma transição de carreira também terão essa oportunidade”, garante o gerente de operações SESI e SENAI para as regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto.


Os estudantes que participaram do Tec Day tiveram acesso a seis demonstrações de tecnologia, entre elas realidade aumentada e realidade virtual. “Tivemos também as nossas equipes premiadas de robótica de Criciúma que expuseram seus projetos e tivemos o LAB 365 que é uma célula de educação digital do SENAI para que os alunos possam ter essa vivência e experiência tecnológica em meio aquilo que eles estão aprendendo em sala de aula. Além disso, foi realizado um bate-papo com alguns conteúdos relacionados à inovação e os alunos puderam participar das áreas de experimentação das tecnologias”, explica Valmir.

Para a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, o projeto tem o objetivo de preparar a juventude içarense para era da inteligência artificial. “O Içara Mais Tec chegou para marcar um novo tempo na nossa cidade. Abre uma possibilidade para que as nossas crianças, jovens e adultos possam se capacitar para o mercado de trabalho com as tecnologias que avançam cada vez mais. Na era das telas, queremos que todos tenham um conteúdo de qualidade para crescerem, se desenvolverem e usarem da criatividade”, afirma a chefe do Executivo.


A mesma ideia é compartilhada pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rose Reynaud. “Investimos recursos para que os nossos alunos ampliassem suas experiências com inovação e a tecnologia. Estamos com esse projeto que tem o principal objetivo de criar oportunidades para que possamos despertar a todos para a inovação e a tecnologia e possam se preparar melhor para quando tiverem que exercer uma profissão nesse mundo da inteligência artificial”, garante a secretária.

Saiba mais:

O projeto Içara Mais Tec é realizado pelo Governo de Içara e a FIESC, por meio SESI e do SENAI e irá oferecer a mais de 3,5 mil alunos das redes municipal e estadual do município, formações gratuitas para a indústria 4.0.

Os interessados em conhecer mais o projeto e se inscrever de forma gratuita podem acessar o site: www.icaramaistec.com.br. Todas as ações desenvolvidas durante o programa também poderão ser acompanhadas por meio do Instagram @icaramaistec.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE