TCE/SC em 4º lugar no ranking de transparência dos Tribunais de Contas

15 Fev, 2017 17:48:31 - Geral

Florianópolis (SC)

(Ouça a matéria em áudio)

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina ficou em 4º lugar em pesquisa realizada para criar um ranking de Disclosure Informacional dos Tribunais de Contas Estaduais: Abordagem à Prestação de Contas, Transparência e Interação Social. Disclosure é um termo contábil usado para descrever o processo de fornecimento do acesso público a informações financeiras de uma organização com o objetivo de dar transparência a esses dados.

A conclusão está na dissertação de mestrado do contador Clodoaldo Pinheiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia. O trabalho buscou avaliar a divulgação dos gastos orçamentários, financeiros, de gestão fiscal, demonstrativos contábeis, prestação de contas e a existência de mecanismos de interação com o cidadão nos portais dos 27 tribunais.

Foram levantados 30 tipos de informações no total, sendo 10 sobre Prestação de Contas, 17 sobre Transparência e 3 sobre Interação Social. A conclusão revelou que o Tribunal de Contas do Espírito Santo obteve maior nível de disclosure informacional, com 175 pontos. Na mesma posição que o TCE/SC, ficou o de Mato Grosso.

O Tribunal de Alagoas ficou em último lugar, com 45 pontos. Os três tribunais da Região Sul figuraram entre os quatro primeiros colocados, sendo que o de Santa Catarina obteve a melhor pontuação, entre eles, na categoria Prestação de Contas.

O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração na Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, no ano passado. Segundo o autor, o que o motivou a realizá-lo foi a escassez de estudos sobre transparência e divulgação de entidades públicas, principalmente nos TCEs, levando-se em conta o papel de fiscalização e de combate à corrupção que estas entidades exercem.

TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE