TCE/SC define cronograma de validação do IEGM

28 Mai, 2018 13:46:21 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Locutor: Está definido o cronograma de validação das respostas encaminhadas pelas 295 prefeituras de Santa Catarina ao questionário eletrônico do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Detalhes com Edy Serpa.

Repórter: Pela primeira vez, desde a criação do IEGM, os técnicos do TCE/SC irão validar as respostas nas 21 microrregiões do Estado. A programação começará no início de junho com previsão de término em meados de agosto.

Em junho, a equipe do IEGM vai visitar os municípios de Novo Horizonte, Santiago do Sul, Bom Jesus, Ipira, Penha, Catanduvas, Monte Carlo, Ibiam e Ponte Alta do Norte. No mês de julho a validação está marcada para os municípios de São Joaquim, Rio do Sul, Doutor Pedrinho e São João do Itaperiú. Em agosto o trabalho será realizado em Sombrio, Orleans, Armazém, Tijucas, Canoinhas, São Francisco do Sul, Anchieta e Cunhataí.  Os municípios onde haverá validação foram escolhidos aleatoriamente.

O coordenador do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) no TCE/SC, Celso Guerini, reconhece o avanço conquistado com a validação em todas as regiões de Santa Catarina. No entanto, destaca a importância da sociedade inteirar-se da ferramenta que se propõe a ser um meio de consulta permanente para o exercício da cidadania.

(Sonora Celso Guerini)

Com o IEGM conseguimos apresentar para a sociedade um instrumento que se presta a dar um indicativo de como vai a gestão municipal. Isso se presta para nós que fazemos o controle externo, quanto para os jurisdicionados, quanto para as câmaras municipais que também têm que fazer o controle externo, quanto para o controle interno dos próprios municípios, quanto para os meios acadêmicos e para a sociedade em geral. Efetividade quer indicar a qualidade dos serviços públicos que são disponibilizados à população e o alcance de metas que precisam ser perseguidas em qualquer gestão.

Repórter: Das sete dimensões pesquisadas para avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais, a validação vai acontecer em duas, saúde e educação. Os técnicos do TCE/SC vão verificar se as respostas encaminhadas pelas 295 prefeituras correspondem com a realidade aplicada na gestão dessas duas áreas. O IEGM é um diagnóstico real dos serviços prestados ao cidadão em educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. As prefeituras catarinenses responderam a 225 quesitos em 2065 questionários. O diferencial de Santa Catarina em relação a outros estados é que desta vez, os gestores municipais puderam opinar sobre a metodologia do IEGM. Isso vai proporcionar avanços para as próximas edições. Este ano, por problemas pontuais em algumas prefeituras, o TCE/SC flexibilizou o prazo de recebimento dos questionários. Para Celso Guerini, a consolidação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal só é possível pelo apoio dos controladores internos e dos gestores das prefeituras.

(Sonora Celso Guerini)

O sucesso da aplicação de 2065 questionários nos 295 municípios não seria possível sem a colaboração decisiva e abnegada até, dos controladores e controladoras internas. Preciso enaltecer o trabalho deles e de forma muito franca agradecer toda a colaboração que nos emprestaram uma vez mais na edição do IEGM/TCESC-2018.

Repórter: Para o TCE Informa, Edy Serpa.

Locutor: Concluída a validação dos questionários, a coordenação do IEGM vai trabalhar na consolidação dos dados coletados e apresentar o Anuário IEGM/TCESC-2018, que será publicado no portal do TCE em www.tce.sc.gov.br e disponibilizado para a população catarinense.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE