TCE/SC apresenta procedimento padrão de auditoria em obras públicas

04 Jul, 2016 00:00:00 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

(apresentador)

O Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), promoveu na última sexta-feira (1/7), na Capital, mais uma etapa das Jornadas Científicas, iniciativa voltada aos servidores dos tribunais de contas do Brasil e demais órgãos de controle. Nessa etapa, o tema foi “Aplicação de procedimentos em auditoria de obras públicas”. O presidente do Instituto, conselheiro Sebastião Helvecio, do Tribunal de Contas de Minas Gerais, destacou a importância da ação.

(presidente IRB)

A função fundamental do Instituto Rui Barbosa (IRB) é difundir o conhecimento entre os tribunais de contas do Brasil. E o que nós percebemos é que no nosso quadro técnico nós temos grandes talentos, que não apenas detêm os conhecimentos, mas também a didática para a transmissão desse conhecimento. Então, organizamos as Jornadas Científicas do Instituto Rui Barbosa, que vai percorrer os 34 tribunais de contas do Brasil. E cada um deles escolhe dentro do seu quadro técnico o tema e o expositor para abordar aquela matéria. As obras públicas, conforme todo o Brasil assiste hoje, são foco muito importante de corrupção e também de desperdício do dinheiro público. Então, as duas grandes vertentes de atuação dos tribunais de contas se encontram presentes nessa planificação das obras públicas. Eu tenho certeza que essa contribuição, que está sendo dada aqui, será muito útil para o conjunto dos tribunais de contas do Brasil, porque o que nós pretendemos é exatamente uma uniformização dos procedimentos no Brasil.

(apresentador)

O evento contou também com a participação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e do coordenador do Instituto de Contas (ICON) do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

(conselheiro)

Um tema da mais alta relevância para atuação dos tribunais de contas a auditoria de obras públicas. Grande volume do gasto público nós sabemos que é destinado às obras, aos contratos de engenharia. Então, em função disso esse foi o tema escolhido para esta edição das Jornadas Científicas. O Instituto Rui Barbosa exerce um papel fundamental na disseminação de conhecimentos e procedimentos, principalmente visando à uniformização deles.

(apresentador)

Na etapa de Santa Catarina, um dos palestrantes foi o auditor fiscal de controle externo do TCE/SC, Alysson Mattje. Ele defendeu que os procedimentos padrões são capazes de monitorar todas as fases de uma obra pública.

(auditor fiscal)

Disseminar esses procedimentos para os demais tribunais de contas para verificar o que pode ser feito para cada tipo de obra. Em cada situação que a obra se encontra. Esteja a obra em andamento, concluída, ainda em fase de licitação. E o que deve ser feito para cada tipo de serviço. O que eu posso olhar, como auditor fiscal, como controle externo. Sempre separando o controle externo da fiscalização do próprio órgão. É essa a nossa preocupação, passar o recado aqui das ferramentas que a gente está fornecendo para todos os tribunais de contas, para poderem utilizar, aprofundar e melhorar a realização das suas auditorias.

(apresentador)

O outro palestrante foi o auditor fiscal de controle externo do TCE/SC, Pedro Jorge Rocha de Oliveira.

(auditor fiscal)

Você precisa dar ferramentas para os tribunais poderem ir atrás, acompanhar o que está sendo realizado com as obras públicas, para evitar justamente essas questões de desvios, de preços superfaturados que a gente tem escutado falar diariamente nos noticiários.

(TCE Informou)

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE