TCE quer plano da Celesc para melhorar controle de perdas

30 Mar, 2017 14:12:42 - Geral

Florianópolis (SC)

(TCE Informa)

(apresentador)

Auditoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) constatou que as chamadas perdas não técnicas da energia elétrica distribuída pela Celesc, como fraudes e furtos, estiveram acima do estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre o segundo trimestre de 2014 e primeiro trimestre de 2015. O prejuízo foi, inclusive, repassado aos consumidores catarinenses. O limite aceitável pela Aneel é de 1,06%. A auditoria foi feita em agosto de 2015 pela Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE). O diretor Paulo Pretto informa.

(diretor)

A partir daí, o tribunal deflagrou uma auditoria justamente para identificar as razões dessa situação. No decorrer da auditoria, verificamos que a Celesc voltou aos patamares aceitos pela agência reguladora, que é a Aneel. Mesmo assim, se entendeu oportuno fazer alguns apontamentos, onde o tribunal verificou que a Celesc pode melhorar os controles já existentes sobre esses grupos de consumidores. E, por essa razão, o tribunal em sua decisão solicita que a Celesc em 180 dias apresente (a partir da data de publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC) dois planos de ações justamente objetivando a redução da perda não técnica vinculada à fraude ou o desvio de energia.

(apresentador)

De acordo com a decisão do TCE/SC, a Celesc deverá adotar programas de ação para verificar a integridade do sistema quanto à redução das perdas não técnicas de energia sobre as unidades consumidoras de baixa tensão, na área de abrangência da concessão da Celesc Distribuidora e para combater os casos de autorreligação de unidade consumidora à rede elétrica da concessionária. De acordo com o diretor da DCE, um dos objetivos é aprimorar os sistemas de controle da empresa.

(diretor)

A Celesc já vem sendo muito eficiente nessa questão. É uma das melhores empresas do setor hoje no país. Mas, mesmo assim, para que ela possa se destacar ainda mais, ter melhor resultado, um faturamento melhor, neste sentido é que vem a ação do tribunal. De valorizar a ação da Celesc e melhorar o desempenho de uma empresa tão importante para Santa Catarina.

(apresentador)

As perdas integram a composição dos custos da energia elétrica adquirida pelas empresas distribuidoras, que podem ser repassadas aos consumidores. Por isso, Paulo Pretto destaca a importância de um controle mais eficiente das perdas não técnicas, que podem incluir também erros de medição e unidades consumidoras sem equipamentos.

(diretor)

Então, no momento em que a empresa diminui as perdas não técnicas, ela (Celesc) além de melhorar seu próprio desempenho comercial, ela possibilita também a redução da tarifa. Que é um dos objetivos também da própria ação da Aneel e de todo o conceito de prestação de serviço de qualidade com tarifa justa.

(apresentador)

A auditoria apontou que as maiores perdas não técnicas ocorrem no grupo B de consumidores de Celesc, formado por residências normais e de baixa tensão, rural, além de iluminação pública.

(TCE Informou)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE