• Superação de limites e recorde de participantes

Superação de limites e recorde de participantes

21 Out, 2019 08:24:37 - Esporte

Criciúma (SC)

A edição de 2019 do Desafio 24 horas de Natação da Unesc foi marcada por recordes e superação. Os 64 participantes (o maior número das nove edições), nadaram mais de 300 mil metros (outro recorde) durante o evento, que ocorreu sábado e domingo (19 e 20/10) na piscina do Complexo Esportivo da Universidade. O Desafio 24 horas teve a presença de nadadores do Grêmio Fronteira, Nadolu/Acquamix, Corpo de Bombeiros, Içara Nadadores, Hydronew, além de acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e participantes do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados).

O evento reuniu atletas profissionais e amadores de diversos municípios, com idades entre 16 e 60 anos. Entre eles, esteve Cleimara Laurindo Bittencourt, de Criciúma, que em sua primeira participação do Desafio 24 horas, nadou 3.225 mil metros em seus dois momentos na piscina (cada atleta poderia participar de duas baterias com uma hora de duração cada) e superou limites pessoais. “Faz um ano que comecei a nadar e estou com a sensação de dever cumprido. Não sabia nadar até ano passado e resolvi aprender depois de 30 e poucos anos. Quis me desafiar e hoje superei limites. A natação tem me dado mais resistência física e me mostrado que tudo é possível, basta querer e se dedicar”. 

O Desafio 24 horas de Natação é uma iniciativa do 
GPEAA, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física, Psicologia e Medicina da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação.

O coordenador do
 GPEAA, professor do curso de Educação Física da Unesc, Luciano Acordi da Silva, afirma que que o evento traz consigo o incentivo à prática de esportes, ao cuidado com a saúde, e principalmente, a superação de limites e vitórias individuais e coletivas. “Para nós da organização é uma sensação indescritível. Ver as pessoas se superando, quebrando barreiras é mágico. O Desafio 24 horas recebe a todos, independentemente da idade. E todos que passaram por aqui são vencedores”, enfatiza.  

Em sua segunda vez participando da organização do Desafio, o acadêmico a sexta fase de Educação Física da Unesc e aluno de iniciação científica do 
GPEAA, Yuri Pinheiro, afirma que a experiência amplia o conhecimento e colabora na formação profissional. “No Desafio conseguimos ver os atletas e acompanhar na prática muito do que aprendemos em sala de aula. Participar de eventos de extensão como esse e de grupos de pesquisa enriquece a nossa formação. Na Educação Física podemos trabalhar em diversas atividades e como a Unesc é uma universidade, além do ensino, trabalha com pesquisa e extensão e isso abre as possibilidades. Entrei na graduação querendo trabalhar em uma área, mas depois que conheci melhor a parte dos exercícios aquáticos, quero trabalhar com água”, comenta.

Além de acadêmicos de Educação Física, fizeram parte da equipe de apoio do Desafio 24 horas de Natação, alunos dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade.

Equipes vencedoras

1º lugar
Commandos – 77.300 metros

2º lugar
Grêmio Fronteira – 71.525 metros

3º lugar
Corpo de Bombeiros – 63.525 metros

4º lugar
Nadolu/Acquamix – 52.500 metros

5º lugar
Leandro Dal Pont – 37.825 metros 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal