• Suinocultores buscam apoio no Ministério da Agricultura

    Deputado Valdir Colatto quer empenho do Governo para garantir exportação, prorrogação de financiamentos e melhores preços para o milho

Suinocultores buscam apoio no Ministério da Agricultura

14 Mar, 2018 10:54:31 - Economia

Brasília (DF)

Diversas preocupações com o setor suinícola brasileiro foram tema de uma reunião na tarde desta terça-feira (13/03), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), juntamente com membros da Frente Parlamentar da Suinocultura, cobrou do secretário de Política Agrícola, Neri Geller, providências para que a cadeia não seja ainda mais prejudicada. 

Três temas nortearam as reivindicações: o embargo russo à carne suína brasileira, a cotação da saca de milho e o endividamento dos produtores. Para Colatto, é fundamental que o Governo se empenhe em buscar mercados para exportar a produção e viabilize crédito para financiamento da produção. “É preciso também, garantir que sejam construídos novos armazéns para estocagem dos grãos”, complementou o deputado catarinense. 

O setor iniciou o ano diante de um embargo russo à carne suína brasileira, principal destino do produto, representando 38% de nossas exportações no último ano. O fechamento deste mercado influencia diretamente nos preços do suíno no mercado interno, uma vez que o excesso de oferta pressiona os preços para patamares que na última semana chegaram a R$ 2,80 por kilo em Santa Catarina e no Paraná, e a R$ 2,55 no Mato Grosso.

Contribuindo para este cenário de prejuízos ao produtor, está o aumento na cotação da saca de milho diante da quebra de safra de grãos na Argentina, estiagem em regiões do Rio Grande do Sul e aumento das exportações.

O deputado federal Valdir Colatto destacou ainda que é preciso garantir o cumprimento das regras estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR) que tratam da prorrogação automática das dívidas dos produtores, contraídas após a grande crise que afetou o setor em 2016. “As parcelas destes custeios já venceram ou vencem nos próximos meses e se torna urgente a prorrogação ou renovação automática para 2020. Não podemos permitir que mais suinocultores deixem a atividade por falência”, concluiu.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE