• Suasa é pauta principal de encontro da Agricultura de Siderópolis

Suasa é pauta principal de encontro da Agricultura de Siderópolis

08 Ago, 2017 15:50:53 - Economia

Siderópolis (SC)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrícola (CMDA) de Siderópolis reuniu seus membros na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) acabou sendo pauta principal do encontro. O serviço, que permite a comercialização dos produtos de origem animal, vegetal e insumos agrícolas em todo o território nacional, ainda não tem adesão dos municípios da Região Carbonífera, e a ideia é construir um documento conjunto para agilizar a solicitação.

“Nossos agricultores conheceram um pouco das vantagens e das necessidades para adesão ao serviço e agora vamos fazer os trâmites necessários para efetivar. Sabemos que é uma vontade da região e devemos buscar a adesão conjunta”, destacou o presidente do CMDA, Dirlei Bortoluzzi, que junto com o Governo Municipal e a Epagri, devem redigir o documento. “Para adesão ao Suasa são necessárias várias medidas por parte dos municípios e uma delas é ter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que Siderópolis já possui. Além de possibilitar a comercialização dos produtos fora da cidade, o Suasa também garante as inspeções e fiscalizações higiênico-sanitárias e tecnológicas, o que atesta ainda mais a qualidade dos produtos consumidos”, acrescentou o responsável pela Secretaria de Agricultura de Siderópolis, Ronaldo Remor.

 As informações sobre o Suasa foram repassadas pelo veterinário da Regional da Epagri Criciúma, Marcelo Pedroso, e coordenadas pela engenheira agrônoma da Epagri Siderópolis, Heloisa Ricken Ângelo. Além do Suasa, o conselho também conheceu as linhas de créditos oferecidas pelos bancos e os programas do Governo do Estado para os agricultores e aprovou o regimento para a Feira da Agricultura Familiar de Siderópolis. “O agronegócio tem um papel fundamental para a economia de nosso município, por isso não mediremos esforços para alavancar cada vez mais esse setor”, enfatizou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, ao lado do vice-prefeito Xande Feltrin, que também acompanhou a reunião do conselho.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal