• Startup criada na Udesc Lages conduz pesquisas para detecção do novo coronavírus

Startup criada na Udesc Lages conduz pesquisas para detecção do novo coronavírus

14 Abr, 2020 23:10:18 - Saúde

Lages (SC)

A startup Scienco Biotech, criada dentro do ambiente de inovação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi contemplada no Edital de Inovação para a Indústria, do Senai, na categoria "Missão contra Covid-19", que visa gerar soluções de impacto contra os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus.

O projeto é coordenado pela professora Maria de Lourdes Magalhães e consiste no desenvolvimento de formulações sinalizadoras para a detecção do novo coronavírus. Os experimentos serão realizados no Laboratório de Bioquímica da Udesc Lages.

Os pesquisadores pretendem desenvolver aptâmeros e peptídeos para detecção do vírus, o que contribuirá, especialmente, com laboratórios no diagnóstico da doença. A ideia é usar as formulações para criar um dispositivo que detecte o vírus em superfícies.

Outras etapas serão executadas nas universidades parceiras do projeto, que conta com uma equipe formada por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Institutos Senai de Inovação do Rio de Janeiro.

Além de pesquisadores brasileiros, a equipe conta com a parceria de pesquisadores norte-americanos, especialistas no desenvolvimento de aptâmeros, que é a tecnologia que será usada no desenvolvimento do projeto. Os primeiros resultados devem ser divulgados dentro de três meses.

De acordo com Maria de Lourdes, o aporte financeiro do edital permite a mobilização de muitos centros de pesquisa para agir com rapidez. "Todos os resultados gerados serão disponibilizados para toda comunidade, de forma que as inovações possam ser aplicadas de maneira rápida e eficiente", afirma a pesquisadora.

Esta é a segunda fase do edital, que contemplou nove projetos em todo o País, na categoria "Missão contra Covid-19", com aporte financeiro de R$ 20 milhões. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 7. A primeira fase, divulgada em março, já havia contemplado outros seis projetos. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE