SST capacita mais de 100 entrevistadores do Cadastro Único

26 Set, 2017 14:12:02 - Geral

Florianópolis (SC)

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promove por meio da Diretoria de Assistência Social (DIAS) uma capacitação para entrevistadores de formulários do Cadastro Único e do programa Bolsa Família, até quinta-feira (28), na sede do hotel Morro das Pedras, em Florianópolis. 

A capacitação do formulário do Cadastro Único orienta o aperfeiçoamento da coleta de informações das famílias que estão ou que podem ser inscritas no Cadastro Único, segundo informações da gerente de Benefícios Assistenciais, Transferência de Renda e Programas, Magna Kochhan. Ela explica que o objetivo é a formação de entrevistadores com o intuito de capacitá-los e estimular a transmissão do conhecimento para suas regiões”.

O Diretor de Assistência Social, Ismael de Córdova, explica que o Cadastro Único é um programa que acolhe um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Em visita a abertura da capacitação o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual, Valmir Comin enfatizou a urgência em qualificar os entrevistadores para estarem prontos a executar suas funções. Visto que boa parte dos municípios tem dificuldade na questão da capacitação de profissionais adequados e preparados para acessar o sistema de cadastro. “É o último curso de capacitação deste ano. Os municípios têm participado bastante e estão aproveitando ao máximo para deixarem seus gestores aptos ao trabalho, acompanhando todo o funcionamento do sistema e todas as novidades apresentadas na capacitação”, disse ele.

O curso conta com seis instrutores, cinco catarinenses dos municípios de Joinville, Blumenau, Palhoça, Guaramrim, e um de Montenegro/RS. As aulas são expositivas e incentivam a participação dos alunos através de trabalhos práticos que buscam facilitar o aprendizado. 

A capacitação abrange cerca de 60 municípios catarinenses com mais de 100 participantes. Entre eles três representantes da aldeia indígena Laklãnõ/Xokleng de José Boiteux e um da aldeia Kaingang de Ipuaçu. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE