• Situação de emergência, após ventania em Jacinto Machado

Situação de emergência, após ventania em Jacinto Machado

14 Jun, 2017 16:38:30 - Geral

Jacinto Machado (SC)


A ocorrência de um vendaval na quinta-feira, 8, passada atingiu diversas comunidades de Jacinto Machado deixando um rastro de prejuízo, principalmente na agricultura. A defesa civil do município finalizou, nesta quarta-feira, 14, o relatório dos prejuízos e o prefeito João Batista Mezzari decretou situação de emergência. Como consequência dos ventos, segundo o coordenador municipal da Defesa Civil Braz Pereira Moro, foram apurados estragos, principalmente na cultura da banana, milho e maracujá. “Também ocorreram destelhamentos em casas, estufas, galpões, mas os danos maiores foram na agricultura, considerando que a banana foi a mais atingida com o tombamento da planta”, afirma Braz.


O secretário de Agricultura José Antônio Cardoso percorreu o município para ver de perto a situação.  “Tivemos muitos prejuízos na agricultura e que vão refletir na situação econômica das famílias durante todo o ano, pois muitos perderam sua safra toda”, comenta o secretário. De acordo com o levantamento da Epagri as perdas nas culturas da banana, milho e maracajá somaram mais de R$ 1 milhão em prejuízos. “Nos dois tipos de bananas cultivadas no município, a caturra e a prata, a perda chegou a 50%. Já nas plantações de milho e maracajá houve um prejuízo de 15%, já que o milho poderá ser utilizado na silagem e o maracajá restavam poucas frutas na lavoura”, sinaliza relatório elaborado pelo extensionista da Epagri Alexandro Roesler.


Já a Cejama (Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado) foram identificou um prejuízo de aproximadamente R$ 60 mil com postes caídos devido o vendaval. As comunidades atingidas pelos fortes ventos foram Rio de Dentro, Areia Branca, Pinheirinho do Meio, Paredão do Pinheirinho, Pinheirinho Alto, Morro de Fátima, Morro da Queimada, Cara, Serra da Pedra, Costão da Pedra, Tigre Preto, Morro da Pedra, Engenho Velho, Sanga da Curva e Morro dos Dois Irmãos. 


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE