• Site da Câmara disponibiliza tradução em Libras

Site da Câmara disponibiliza tradução em Libras

08 Set, 2016 08:34:11 - Política

Araranguá (SC)

O site da Câmara de Vereadores de Araranguá (www.cmva.sc.gov.br) inova, e se torna um dos primeiros da região sul do Estado com acessibilidade para surdos e mudos, por meio da tradução em Libras.

A nova ferramenta de acesso já está disponível no site. O WebLibras é um plug-in configurado no site, o procedimento é muito simples e você mesmo pode fazer!

Há 22 anos trabalhando na Câmara de Vereadores, o técnico legislativo, Nélio Pacheco, destaca o dinamismo e a acessibilidade como principais benefícios do novo método. “Com ele se pode traduzir texto e áudio para uma linguagem acessível a surdos e mudos, pelo computador, smartphone ou tablet com o auxílio de um intérprete virtual, que torna a utilização do portal para fácil compreensão e inclusão de todos. Você pode usá-lo apenas clicando no “clips zul” do lado direito do site”, argumentou.

No mundo, são quase 360 milhões de pessoas com deficiência auditiva e, no Brasil, temos mais de 10 milhões de surdos. Aqui, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do país, instituída pela Lei 10.436/2002. Grande parte dos surdos utiliza Libras como sua língua primária e cerca de 90% dessa população não é alfabetizada em português, ou apresenta grande dificuldade de leitura e escrita.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança