• Sistema CECRED promove ações sociais no Dia de Cooperar

    Por meio das Cooperativas de Crédito filiadas, a Central mobilizou a comunidade em atitudes simples que movem o mundo

Sistema CECRED promove ações sociais no Dia de Cooperar

06 Jul, 2017 15:28:16 - Economia

Florianópolis (SC)

As Cooperativas de Crédito do Sistema CECRED deram exemplo de cidadania, participando do Dia C – Dia de Cooperar 2017, promovido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em 1º de julho. Com a mobilização de colaboradores, entidades assistenciais e voluntários, foram realizadas ações sociais, promoção à saúde, educação financeira e outras atividades.

O Dia C também celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, lembrado anualmente no primeiro sábado de julho. No Brasil, a OCB propôs um tema instigante para a ação: “Atitudes Simples Movem o Mundo”. Com isso, integrou centenas de cooperativas em uma corrente voluntária para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que se propõem a diminuir as diferenças sociais.

No Sistema CECRED, as Cooperativas de Crédito filiadas estão realizando ações de educação financeira como forma de estimular nas pessoas o planejamento e o equilíbrio financeiro, para obter melhor qualidade de vida. Além disso, cada instituição envolveu a comunidade onde atua com alguma atividade social, de lazer ou de cidadania, transformando o Dia C em um dia de festa do cooperativismo.

Em Florianópolis, CredCrea, Credifiesc, Credelesc e Transpocred participam do evento da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) no Parque Coqueiros. O evento começou com a 1ª Caminhada Cooperativa, que contou com público de 12 cooperativas com sede na Grande Florianópolis. As quatro Cooperativas do Sistema Cecred promoveram ações individuais e também uma grande brincadeira de forma integrada: o EduCabeça, jogo interativo que estimula a educação financeira e o conhecimento sobre cooperativismo. Ainda foi montada uma mina feira de adoção de animais, onde três foram levados por novas famílias. As cooperativas ainda ofereceram, em conjunto com a organização do evento e de outras entidades de Florianópolis, recreação infantil, pipoca, algodão doce, dança, vacinação, oficinas e outras brincadeiras.  

No Alto Vale do Itajaí, a Viacredi Alto Vale e a CredCrea ocuparam a praça central de Rio do Sul para ações gratuitas de educação financeira e de lazer, inclusive com a presença do Poupito, personagem que incentiva o hábito de poupar. O destaque foi a divulgação da plataforma de Ensino a Distância (PROGRID EaD) das Cooperativas, que oferece cursos gratuitos e online sobre diversos temas, no endereço www.progrid.coop.br. A ação esteve integrada ao evento do Núcleo das Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

No Sul de Santa Catarina, a Cecrisacred mobilizou colaboradores, cooperados e a comunidade de Criciúma, Tubarão e Içara em uma campanha de arrecadação de roupas de cama e de banho, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal para beneficiar a ONG Casa Guido. A entrega dos donativos ocorreu no dia 1º de julho, durante visita na qual os colaboradores conheceram o trabalho da ONG e o atendimento a mais de 100 crianças e adolescentes em tratamento de câncer. A segunda parte da Campanha irá ocorrer em dezembro de 2017, quando os colaboradores irão realizar alguns "sonhos" das crianças cadastradas na casa. 


A Credicomin também fez uma campanha de arrecadação em Lages, para beneficiar os 50 idosos do Lar Menino Deus. Os donativos – 75 pacotes de fraldas geriátricas – foram entregues à entidade durante um café da tarde com música, contação de histórias (em parceria com o SESC) e outras atividades para entreter os moradores.

Outra Cooperativa que promoveu campanha de donativos foi a Rodocrédito, beneficiando entidades assistenciais nos municípios onde atua. Foram arrecadados agasalhos, roupas de cama e produtos de higiene pessoal para a Casa Abrigo Anjo Gabriel (Francisco Beltrão), Associação de Pais de Autistas (Dois Vizinhos) e ONG Remanso da Pedreira (Pato Branco).

A SCRcred promoveu ações em quatro municípios do Planalto Norte. Em São Bento do Sul, o destaque foi uma caminhada no Bairro Serra Alta e plantio de 100 mudas de árvores nativas. Em parceria com o Grupo Amor Maior – Paixão pelos Animais, houve a Cãominhada Solidária em Corupá, arrecadando ração e recursos financeiros para a entidade. Planejamento financeiro, orçamento familiar, crédito responsável e poupança foram o foco em Rio Negrinho. Em Porto União, a Cooperativa apoiou a Fire Fest – Corrida do Fogo, que comemorou o Dia Nacional do Bombeiro e o aniversário do Corpo de Bombeiros Voluntários de União da Vitória.

No Litoral Norte, a Credifoz organizou atividades gratuitas de corte de cabelo, orientação à saúde, esporte, lazer e recreação infantil nas comunidades de São Vicente, em Itajaí, e Machados, em Navegantes. Foram atendidas mais de 800 pessoas.

No Vale do Itajaí, a Viacredi está realizando as ações do Dia C dentro da programação da Feira de Oportunidades, que continua até setembro, com edições em Rio dos Cedros (que contou com 7 mil visitantes), Blumenau, Gaspar e Itajaí. Os destaques são a orientação financeira, promoção à saúde e solidariedade (revertendo a renda da Praça de Alimentação Solidária a uma entidade assistencial em cada cidade onde acontece a feira). Os colaboradores também participaram do Pedágio da APAE e de uma campanha de doação de sangue. Seguindo com a programação, as Escolas Lilia Ayroso, em Jaraguá do Sul, e Professor Curt Brandes, em Pomerode, recebem uma ação contínua, com duração de oito meses, que envolve a compostagem de resíduos orgânicos (podas de árvores, aparas de grama, restos de alimentos da merenda escolar e vegetais), para uso em hortas escolares.

Sediada em Guaramirim, a Crevisc irá realizar a ação do Dia C no dia 19 de agosto, levando orientações profissionais e financeiras, prevenção à saúde, recreação e outros serviços gratuitos à comunidade da Corticeira, onde há mais de um ano a Cooperativa mantém um Posto de Atendimento. A ação será na Escola José Dequech,  das 9 às 16h, em parceria com entidades públicas e privadas da região.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE