• Sinquisul promove palestra com foco na inovação

Sinquisul promove palestra com foco na inovação

19 Jun, 2018 11:22:15 - Geral

Criciúma (SC)

A manhã desta segunda-feira foi de palestras com foco na inovação na Associação Industrial de Criciúma (ACIC). Estiveram palestrando para os empresários do setor químico o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) professor Jorge Almeida Guimarães. O tema das palestras foi “Como Desenvolver Projetos de Inovação. No fim do evento foi lançado a ideia da implantação de um parque tecnológico voltado para as indústrias químicas. Além das empresas do setor, também participaram do encontro, os representantes das instituições de ensino que fazem parte do Comitê Técnico do Sinquisul.

O professor Jorge Guimarães explicou que a Embrapii não é uma empresa do governo e é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal com contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo o Ministério da Educação como instituição interveniente. Segundo ele, a Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. “Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, a Embrapii tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional”, explicou o professor.

Guimarães ressaltou que o Brasil tem muito que evoluir para estar entre os principais países em investir e Projetos de Desenvolvimento e Inovação. Ele aponta que om setor químico tem muitos projetos de inovação e que a Embrapii tem a missão de contribuir para o desenvolvimento através do fortalecimento de colaboração com os institutos de pesquisas e universidades. “
Ser reconhecida como instituição inovadora na promoção de P&D para indústria no Brasil com agilidade, eficiência e qualidade é a visão que a Embrapii tem”, explica o palestrante. Após o professor Jorge Almeida Guimarães falar, o presidente executivo da Abiquim Fernando Figueredo, que falou de a importância do Brasil acompanhar as novas tecnologias mundial como o movimento da indústria 4.0.

O presidente do Sinquisul Edilson Zanatta avaliou como positiva as palestras dos presidentes da Abiquim e da Embrapii foram produtivas para incentivar o setor químico a investir mais em inovação e buscar parceria com as instituições de ensino. “O Sinquisul tem buscado parcerias e alternativas para o setor químico trilhar o caminho do desenvolvimento e da inovação”, destacou Zanatta.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal