• Sinduscon projeta retomada do crescimento

Sinduscon projeta retomada do crescimento

22 Dez, 2016 17:30:08 - Economia

Criciúma (SC)

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon) projeta a retomada do crescimento econômico do país a partir de 2017 e, por consequência, o avanço do setor. Na região de Criciúma, as empresas já prepararam lançamentos de olho nos novos nichos de mercado.

Para o presidente do Sinduscon, Olvacir Bez Fontana, as medidas adotadas pelo Governo Federal são essenciais para que o Brasil consiga superar o momento de crise e volte a oferecer oportunidades de crescimento. “Passamos por um ano de transição ideológica, mas necessário para que possa se arrumar a casa. Acredito que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que limita os gastos públicos é importante e essencial para essa retomada do desenvolvimento do país”, ressalta Fontana. Recentemente o presidente Michel Temer também anunciou medidas que visam estimular o mercado através do crédito imobiliário.

Para Fontana, a retomada do desenvolvimento a nível nacional impactará positivamente o Sul de Santa Catarina que alcançou melhorias na infraestrutura recentemente. “O Porto de Imbituba está batendo recordes, a duplicação da BR-101 foi concluída, o aeroporto de Jaguaruna está com voos diários para São Paulo e isso faz com que a região esteja preparada para a retomada do desenvolvimento”, enfatiza Fontana acrescentando que o Sul ficou muito tempo estagnado por falta de infraestrutura. “Essas obras tão necessárias ficaram prontas justamente quando iniciou a recessão no país, o que refletiu para que a população não sentisse o desenvolvimento, mas acreditamos que o país comece a caminhar novamente e que os reflexos aqui serão muito positivos”, complementa o presidente do Sinduscon.

Construtoras atentas aos novos nichos

De acordo com Fontana as empresas de construção civil estão de olho nos novos nichos de mercado. “Ainda há muito o que ser explorado, é preciso estar atento a essas necessidades e apresentar diferenciais”, avalia.
Entre os diferenciais mais procurados estão a localização e a oferta de garagens. “Hoje as pessoas buscam facilidade, estar em um local que consigam se locomover com facilidade, com uma boa infraestrutura próxima”, salienta Fontana.

O que também tem influenciado na hora de escolher um imóvel é o índice de insegurança. Quanto maior a violência, mais as pessoas tendem a deixar casas térreas e procurar apartamentos. Para Fontana, o imóvel vertical não só oferece maior segurança como possibilita que os serviços sejam divididos entre os vizinhos e essas facilidades têm aumentado a demanda por essa modalidade de imóvel.

Hoje, a região de Criciúma que mais oferece oportunidades é a Grande Próspera, até mesmo por possuir maior área livre. “Com certeza é uma região da cidade que ainda irá desenvolver muito até mesmo por ser onde estão os shoppings e também a Via Rápida”, avalia Fontana, que ainda coloca que dentro de alguns anos Criciúma e Içara estarão unidas.

Investimento seguro

O que também fortalece o setor é a segurança que a compra de um imóvel proporciona ao investidor. “A propriedade fixa é um porto seguro, principalmente em um momento de risco. Um imóvel é palpável e pode ser usufruído pelo investidor”, complementa Fontana.

O presidente do Sinduscon ainda indica a compra de imóveis como fonte de renda. “O aluguel pode ser uma ótima fonte de renda complementar ou até mesmo principal para quem já está na terceira idade”, relata Fontana. “Por isso aconselho a quem tem condições de investir em imóveis para ter uma vida mais tranquila e estável”, observa o presidente.

De acordo com dados do Sinduscon, o mercado sul-catarinense não tem excesso de oferta, pelo contrário, ainda apresenta déficit habitacional. Como a demanda por casa própria é considerada prioridade entre as famílias, dificilmente um imóvel sofre desvalorização.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE