• Sinduscon encerra atividades de 2016 com assembleia geral

Sinduscon encerra atividades de 2016 com assembleia geral

16 Dez, 2016 10:26:29 - Geral

Chapecó (SC)

Mais de 50 convidados, entre diretores e associados, integraram nessa terça-feira (13) a última assembleia geral do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste). O evento foi conduzido pelo presidente, Jean Carlo Baldi e abordou as ações realizadas pela entidade no segundo semestre deste ano e a previsão de eventos para 2017.

O presidente realçou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário executivo da entidade, Vilmar Pereira, e que foi agraciado com o prêmio Melhores Práticas, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Premiado em 5º lugar na categoria de “Defesa setorial”, o Sinduscon/Oeste ganhou notoriedade pela participação no conselho da Previdência Social de Chapecó.

Entre as ações destacadas estiveram uma série de treinamentos e workshops que o Sinduscon/Oeste viabilizou para os associados e profissionais ligados à construção civil de toda a região, como o curso de incorporação de edifícios, de revestimento de fachadas, concepção de projetos de engenharia para edifícios altos, instalações hidráulicas prediais e a conclusão da segunda etapa do projeto de formação de gestores nas áreas de segurança e saúde do trabalhador.

Baldi ressaltou ainda que o Sinduscon/Oeste vem tendo uma participação ativa com entidades e representantes de diversas comissões, grupos de trabalho e conselhos de deliberação de desenvolvimento do município, o que reafirma o aumento no envolvimento estratégico e credibilidade que têm crescido em torno da atuação da entidade.

A assessora jurídica da entidade Rosane Machado Carneiro pontuou algumas das ações quem vem sendo apoiadas, a exemplo da participação na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em discussões de temas como ações indevidas de auditores fiscais, guia prático na contratação de prestadores de serviços, indicadores de produtividade na construção civil, subordinação estrutural, projeto de Lei da Terceirização, revisão da NR 18 e NBR 16489, acompanhamento e pareceres sobre projetos de lei em andamento, entre outras.

Rosane destacou ainda que a entidade tem tido papel fundamental na elaboração de procedimentos para a contratação e controle dos prestadores de serviço, fomento de capacitações e reuniões, ações as quais mobilizaram, ao todo, 293 participantes de profissionais das áreas de recursos humanos e segurança do trabalho.

AÇÕES PARA 2017

Para o próximo ano, o presidente do Sinduscon/Oeste citou a realização do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, promovido pela entidade e programado para o dia 30 de março de 2017, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. O Simpósio tratará dos cenários e perspectivas para o setor e reunirá profissionais do setor da construção, incorporação e imobiliário, direito, administração, contabilidade e recursos humanos, além de empresários, entidades e associações representativas e representantes do poder público.

“No Simpósio, traremos à pauta políticas econômicas e trabalhistas pertinentes ao setor da construção para que possamos apresentá-las e debatê-las, ampliando o nível de conhecimento com assuntos pertinentes e instigando o pensamento crítico acerca do atual cenário do segmento na região, no Brasil”, explicou Baldi.
Baldi lembrou ainda que em comemoração ao centenário do município, o Sinduscon/Oeste vem preparando um livro de resgate histórico. 

O projeto é conduzido pela historiadora Eli Bellani e esclarecerá a história por trás de um dos segmentos mais pujantes de Chapecó: a construção civil. Contará com a participação de líderes e empresários que estiveram engajados e a partir da atuação em uma das mais importantes entidades empresariais representativas da região. “Este projeto é um desafio que parte da elaboração de um estudo, um trabalho científico com a finalidade não só de rememorar a trajetória percorrida, mas que também contribua para a pesquisa sobre o desenvolvimento e crescimento urbano de Chapecó” ressaltou o presidente.

WEG

Na oportunidade, a WEG apresentou seus produtos e serviços aos associados e diretores do Sinduscon/Oeste. Uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, a WEG atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais. Na área da construção civil, a empresa fornece soluções na área de motores elétricos, geração, transmissão e distribuição de energia, drives, controls, painéis elétricos, tintas e vernizes, entre outros. A palestra foi conduzida por Charles Volnei Kuehne e Rafael Nunes.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE