• Sindserpi tem mandato prorrogado para novo processo eleitoral

Sindserpi tem mandato prorrogado para novo processo eleitoral

13 Jul, 2017 20:28:42 - Geral

Içara (SC)

A abertura de um novo processo eleitoral no Sindicato dos Servidores Públicos de Içara depende de 45 dias. A proposta de prorrogação foi colocada em votação nesta quinta-feira, dia 13. E passou por maioria. O mandato será estendido até 14 de dezembro, neste caso, com a eleição no mínimo com um mês de antecedência ao fim do prazo aprovado. A mesma assembleia ratificou também mudanças estatutárias já levadas à votação em fevereiro.

Apesar da deliberação favorável de todos os itens, a assembleia eleitoral extraordinária teve reações contrárias medidas com apitaço e cartazes. O ponto mais polêmico foi a contagem conjunta das assembleias de Içara e Balneário Rincão na contabilização de 40% da presença dos servidores, neste caso, pré-requisito para que possam fazer parte de chapas. Sob pressão da categoria, a divisão por cidade chegou a ser colocada em votação, mas não passou.

"Estudei, pesquisei e achei várias decisões do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal de Justiça que diz que não se pode separar quando um sindicato tem mais de um município em sua base territorial, como é o nosso", contrapõe o assessor jurídico, Douglas Mattos. "Nenhuma assembleia foi feita com todos os servidores presentes. Como foi um período de transição, não fui convocado para ir em nenhuma assembleia em Balneário Rincão", reclamara, por vez, o servidor Rodrigo Maciel.

"Houve a inscrição de duas chapas. Perguntamos se havia a possibilidade de unificar, inclusive no dia que houve o julgamento das impugnações pela Comissão Eleitoral. Como se demonstrou que havia esta possibilidade, no dia seguinte a diretoria do sindicato achou por bem cancelar o processo eleitoral para tentar unificar. Fizemos seis reuniões com representantes da Chapa 1 e da Chapa 2. Infelizmente não foi possível o consenso", coloca a presidente Edna Benedet da Silva.

"Temos que tocar o processo eleitoral. Dia 13 de agosto encerra o mandato desta diretoria. Enquanto presidente, eu tenho a responsabilidade de conduzir e fazer com que haja eleição para que uma nova diretoria assuma. Quero deixar bem claro, para que não fique nenhuma dúvida, pela milésima vez, não sou candidata a presidência", completa. "Não podemos fechar o sindicato. Temos 25 anos de história. Foi pela organização dos trabalhadores que conquistamos direitos", pontua.

TEXTO/ CANAL IÇARA
FOTO/ MASO NYETTO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE