• Síndrome dos Ovários Policísticos pode causar problemas

Síndrome dos Ovários Policísticos pode causar problemas

16 Ago, 2016 16:19:29 - Saúde

Balneário Camboriú (SC)

Uma em cada 15 mulheres em idade fértil sofre com a Síndrome dos Ovários Policísticos, problema de saúde que pode afetar desde o ciclo menstrual feminino, até a capacidade de engravidar, além de aumentar o risco de problemas cardíacos e de alguns tipos de câncer, como o de endométrio.

A causa desta síndrome ainda não está muito bem estabelecida, mas sabe-se que mais de um fator contribui para o seu desenvolvimento. A genética é uma das causas e os pesquisadores acreditam que a insulina também está ligada a sua formação. A endocrinologista Camila Girardi Pereira, que atende em Brusque e Balneário Camboriú, explica que a insulina é um hormônio que controla a transformação de glicose em energia, sendo que ela pode ser utilizada pelo corpo ou ser armazenada na forma de gordura. “Em muitas mulheres com a síndrome, o organismo apresenta uma resistência à insulina, ou seja, dificuldade para que a insulina haja corretamente, e com isso o pâncreas acaba produzindo insulina em quantidades excessivas”, diz. E é justamente esse excesso de insulina que causa alguns dos sintomas, já que aumenta a produção dos hormônios masculinos nos ovários e glândulas adrenais, causando acne, crescimento excessivo de pelos e dificuldade de ovulação.

Como a portadora sofre com alterações no ciclo menstrual, os óvulos se acumulam na forma de cistos ovarianos. É através da ovulação que os ovários produzem progesterona, que promoveriam a descamação do endométrio, gerando a menstruação. “Sem a ação da progesterona, o endométrio fica espessado e os ciclos menstruais ficam irregulares. Com o tempo isso pode levar a hiperplasia endometrial (crescimento excessivo do endométrio) e até ao câncer de endométrio”, acrescenta.

Atualmente não há cura para a Síndrome dos Ovários Policísticos. “A Síndrome precisa ser tratada e acompanhada pelo médico para prevenir complicações. O tratamento é muito individualizado, deve ser guiado de acordo com as queixas de cada paciente e muda se houver desejo ou não de gravidez”, salienta. Ela ainda lembra que o tratamento é necessário porque também reduz o risco de diabetes, câncer de endométrio e problemas cardiovasculares.

A endocrinologista Camila Girardi atende em Balneário Camboriú, na Interblu e em Brusque, no Centro de Saúde Salutar.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal