• SINDMA presente no XV Congresso dos Municípios

SINDMA presente no XV Congresso dos Municípios

15 Mar, 2017 11:04:48 - Política

Araranguá/Joinville (SC)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araranguá (SINDMA) esteve representado no XV Congresso Catarinense de Municípios e na 2ª Oficina Estadual de Gestores Municipais. Os eventos iniciaram no dia 14 e prossegue até dia 16, quinta-feira.

Prefeitos e secretários de municípios de todo o Estado estão reunidos em Joinville durante o congresso promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Presente ao encontro, o primeiro tesoureiro do SINDMA, Daniel Souza (Chicão) participou ativamente da programação desenvolvida no dia 14, terça-feira. À noite, na mesma data, ele retornou para Araranguá e, durante a assembléia geral dos servidores, repercutiu o sentimento do XXV Congresso Catarinense de Municípios. “Em geral, é inegável admitir que prefeitos e demais autoridades municipais revelaram preocupação, tanto com a atual situação, mas especialmente sobre as projeções no cenário.  Nos primeiros painéis, foi destacado que só em Santa Catarina, mais de 11 mil lojas fecharam as portas nos últimos dois anos”, disse.

SINDMA atento a situação

De acordo com Daniel Souza, Chicão, no congresso foi ressaltado que essa crise econômica nacional que assola os municípios, vai exigir muita competência, criatividade e conhecimento por parte dos gestores municipais. “Foi importante receber respaldo do SINDMA para acompanhar este evento de nível estadual. Isso demonstra que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araranguá está atento e intensificando ações visando adequar-se à realidade local, estadual e nacional. Entre outros fatores, durante o congresso os palestrantes argumentaram que, será indispensável, aperfeiçoar e investir na maior união dos prefeitos, na humanização da gestão municipal e na discussão do modelo federativo”, enfatizou.

Sistema desequilibrado

Já o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, disse que o atual sistema federativo é injusto e desequilibrado. “Do total de 33% do PIB, 7% é o que os municípios arrecadam e tem autonomia. “Temos que fazer o deve de casa, mas também nos mobilizarmos para mudar o sistema federativo”, defendeu.

Ele aproveitou para reforçar o convite aos prefeitos catarinenses para o XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre 15 a 18 de maio de 2017, em Brasília.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal