• Sindiserpi recebe governo para saber motivo de demissões

    Interpretação da secretaria de saúde Lucimara Ferreira é que portaria do ano passado limita número de agentes de saúde

Sindiserpi recebe governo para saber motivo de demissões

22 Fev, 2018 10:16:13 - Política

Içara (SC)

O Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindiserpi) recebeu nesta quarta-feira, dia 21, a secretaria de saúde de Içara Lucimara Ferreira para procurar saber os motivos que levaram às demissões das agentes de saúde. O encontro foi provocado pelo sindicato depois de a secretaria de administração Doris Yolanda ter ido ao sindicato, mas não ter conseguido explicar tais motivos.

Segundo a presidente do sindicato Elis Giane Soratto, a secretaria apenas repetiu aquilo que o município vem alegando na imprensa e informalmente desde o dia das demissões, ou seja, que a portaria 2.436/2017 estaria estabelecendo novas regras sobre a quantidade de famílias a serem atendidas por cada agente. “De acordo com a Secretária de Saúde, a portaria 2.436/2017 do ministério da saúde, determina que, para cada 750 habitantes, haja uma agente de saúde. Como em nosso município a média era 450 pessoas por agente, houve a necessidade de adequação do quadro funcional uma vez que o mesmo não seguia as normas estabelecidas pela lei”, comentou Giane.

O secretario de planejamento Arnaldo Lodetti Junior justificou que o prazo do processo seletivo expirou no final de 2017 e por isso ocorreram as demissões dos contratados. “A Secretaria hoje conta com os funcionários efetivos que foram redistribuídos para atender as necessidades do setor até que sejam concluídos os levantamentos para a contratação de novos funcionários através de processo seletivo ou não”, completou a presidente.

O portal perguntou à presidente do sindicato se, com a explicação dos representantes do município, iriam tomar o assunto por encerrado ou buscar pesquisar se essas justificativas são coerentes ou não. “É o que iremos verificar”, respondeu Giane. 

TEXTO/OIÇARA
FOTO/SINDISERPI

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal