• Siderópolis terá apresentações do 11º Festival Internacional de Animação

    O maior festival de teatro de Santa Catarina é coordenado por uma sideropolitana

Siderópolis terá apresentações do 11º Festival Internacional de Animação

18 Mai, 2017 13:55:19 - Variedades

Siderópolis (SC)

O Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), considerado o maior festival  de teatro de Santa Catarina, está em sua 11ª edição e Siderópolis, pela primeira vez,  faz parte do roteiro de apresentações gratuitas.  Na próxima semana, nos dias 22 e 23, serão feitas oficinas e espetáculos do FITA, no Siderópolis Clube, no centro da cidade. Conforme a programação, a cidade receberá a oficina de Construção e Manipulação de Bonecos nos dois dias do evento, e os espetáculos “Desde El Azul”, da Cia Hugo & Inês, do Peru, e “Redescobrindo Lautrec”, da Cia Nina Vagel, de São Paulo, que serão apresentados respectivamente na segunda e terça-feira, às 15 horas. As apresentações serão assistidas por estudantes das redes pública e particular, APAE, CAPS e entidades convidadas. Já as oficinas serão feitas por professores, o que deve totalizar a participação de pelo menos 600 pessoas.

“É uma oportunidade única para Siderópolis. Além de estarmos valorizando e divulgando a cultura, ainda saudamos uma sideropolitana vencedora, que transformou seu sonho no maior festival de teatro do Estado. Um orgulho para o nosso município”, destacou o prefeito Hélio Cesa, Alemão, referindo-se à coordenadora geral do FITA, a sideropolitana, Sassá Moretti, com quem o prefeito tratou pessoalmente sobre a vinda do festival.

O FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação tem como missão levar o teatro de animação para o público em geral e incentivar artistas a, cada vez mais, se apropriarem dessa linguagem que contempla máscaras, bonecos, sombras e objetos, entre outros elementos cênicos. Pioneiro no estado em sua modalidade, é considerado o maior festival de teatro de Santa Catarina atualmente. A cada edição, acontecem apresentações teatrais, exposições, mesas de conversas e outras atividades artísticas nas quais o público e profissionais da área, de várias partes do mundo, se encontram e se expressam. Até 2016, mais de 280 mil pessoas tiveram acesso ao teatro de animação através do festival. Nesse período - de 2007 a 2016, passaram pelo FITA aproximadamente 127 grupos, de 16 países diferentes, e 166 espetáculos. Foram 69 atividades formativas, entre oficinas, mesas de conversa, sessões de comunicações, palestras, exposições e lançamentos de livros.

Programação Siderópolis:

22/5 – Espetáculo “Desde el Azul”, do Teatro Hugo & Inês (Peru)

15 horas - Siderópolis Clube

23/5 – Espetáculo “Redescobrindo Lautrec”, da Cia. Nina Vogel (São Paulo/SP)

15 horas - Siderópolis Clube 

22 e 23/05 - Oficinas - Confecção e Manipulação de Bonecos com material - Oficina focada na construção e manipulação de bonecos feitos a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis com construção de cenas partindo de jogos teatrais. 

Ministrante: Juliana Freitas e Khalid Prestes (Clã de Livres Arteiros Cia Artística).

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE