• Siderópolis inicia “Agosto Dourado” voltado ao aleitamento materno

Siderópolis inicia “Agosto Dourado” voltado ao aleitamento materno

02 Ago, 2018 16:25:57 - Saúde

Siderópolis (SC)

“Agosto Dourado”, este é o nome agregado ao mês voltado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O tema ganha também a semana mundial de aleitamento materno, que este ano é "Amamentação: a base da vida", chamando a atenção para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida.

Em comemoração a este mês, o município de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, Afabess e CRAS, realizará no dia 08 de agosto uma roda de conversa com todas as gestantes que realizam pré-natal na rede pública, falando sobre os mitos e verdades da amamentação e a importância na saúde bucal do bebê. Neste dia as gestantes receberão um kit maternidade. 

“É importante a participação da população em campanhas que auxiliem na saúde, principalmente quando os benefícios são sentidos desde o nascimento”, destacou o prefeito Helio Cesa, o Alemão. “Para ter tal repercussão na saúde de um indivíduo, a amamentação tem que ter impacto em todos os sistemas do organismo, tanto que o tema tem sido explorado nos diversos setores da saúde”, comentou a secretária municipal de Saúde, Gláucia Cesa Périco.

ALEITAMENTO MATERNO 

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. Após esse período ele deve continuar, pelo menos até os dois anos de idade, em associação com a alimentação complementar.

VANTAGENS

• Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
• Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
• Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
• Diminui o risco de hemorragia pós-parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
• Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal