• Siderópolis aplica larvicida biológico em rios

Siderópolis aplica larvicida biológico em rios

24 Nov, 2016 15:07:13 - Geral

Siderópolis (SC) 

A Secretaria de Agricultura de Siderópolis e a Epagri, fizeram aplicação de larvicida biológico para controlar a população de borrachudos em algumas comunidades. Nessa quinta-feira, 24, o produto foi aplicado em rios e córregos de São Martinho Alto e São Martinho B​​aixo, onde há um maior número de reclamações por parte dos moradores.

“Conseguimos o produto através de convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca. Vamos fazer essa aplicação, retornar para avaliar os resultados”, destacou o responsável pela Secretaria de Agricultura de Siderópolis, Ronaldo Remor. Foram utilizados cerca de 30 litros do produto em locais próximos a residências. Se a incidência de mosquitos borrachudos não for muito grande, a aplicação deve anual.

“O Vectobac é um larvicida biológico seguro, eficaz e não tóxico utilizado para controlar as populações de mosquitos e borrachudos, eliminando-os quando ainda são larvas. É importante destacar que o produto não afeta os seres humanos e nem outras formas de vida como peixes, plantas e insetos benéficos que se alimentam de mosquitos”, afirmou o extensionista da Epagri de Siderópolis Kriger Leopoldo, acrescentando que o larvicida é utilizado em todo o mundo, inclusive com liberação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para utilizar em água potável”. 

Borrachudo 

Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira tiver nos corpos d’água e proximidades, melhor para a proliferação. As larvas se alimentam de matéria orgânica, por isso, lixo e dejetos de animais devem ser acomodados em locais apropriados para não virar combustível para o criatório do borrachudo. Além da aplicação do inseticida, outras medidas que ajudam a controlar o borrachudo são a recuperação das matas ciliares com árvores nativas e não jogar lixo e dejetos animais nos córregos e riachos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE