• Show da Joinville Jazz Big na festa de 40 anos do Museu de Art

    A apresentação será ao meio dia, na Cidadela Cultural Antárctica. Entrada Franca.

Show da Joinville Jazz Big na festa de 40 anos do Museu de Art

15 Set, 2016 16:34:54 - Variedades

Joinville (SC)

A Joinville Jazz Big Band participa das comemorações de 40 Anos do Museu de Arte de Joinville, com um concerto didático gratuito, neste sábado (17/09), a partir do meio dia, na Cidadela Cultural Antárctica. Sob a coordenação de Gledison Zabote e direção musical de Marcos Archetti, 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones/flautas, trombones, trompetes e seção rítmica), executam um repertório que alia clássicos do jazz e da música brasileira, a arranjos especialmente realizados para a formação de repertório mais moderno e obras autorais.

“É uma alegria participar das festividades dos 40 Anos do MAJ, uma instituição que sempre abriu espaço para as diversas formas de manifestação artística”, comemora Gledison Zabote. A apresentação faz parte da contrapartida social do Projeto Joinville Jazz Big Band - Manutenção de Grupos, apoiado pelo SIMDEC.

Joinville Jazz Big Band

Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band foi idealizada pelo músico Gledison Zabote e iniciou os trabalhos em setembro de 2011. De forma voluntária, músicos profissionais e amadores que possuíam interesse em aprender e desenvolver a linguagem do jazz nesta formação, mas que não encontravam espaços formais para aprimorá-la, decidiram montar a Big Band e iniciar os primeiros ensaios. No final de 2012 o Grupo teve seu primeiro projeto aprovado no mecenato de Joinville, o que possibilitou um ano de formação, ensaios e shows.

Após um período sem apoio institucional, o Grupo volta a receber o incentivo da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC / Fundação Cultural de Joinville, Projeto Joinville Jazz Big Band, modalidade Manutenção de Grupos. Com estes recursos, a Joinville Jazz Big Band retoma em 2015 o projeto de formação continuada com capacitação em harmonia/improvisação, capacitação rítmica, elaboração de arranjos originais, ensaios por naipe e ensaio geral. Como contrapartida, serão realizados seis concertos gratuitos em diversos locais da cidade.

Este trabalho transformou a Big Band em referência de qualidade musical de Joinville, lotando todas as apresentações que tem realizado. Destacam-se os concertos na Escola Municipal Pastor Hans Müller, em 17/08/2013; no Teatro do Sesc Joinville, em 22/09/2013, com participação especial do baterista Sergio Gomes e da cantora Ana Paula da Silva; no Projeto Concertos Matinais na Sociedade Cultural Lírica e na Capela Santa Edwiges (bairro Fátima), em 20/10/2013; no Porão da Liga, dia 23/02/2014, com arranjos e regência de Rafael do Santos; no Teatro do Sesc Joinville, em 13/03/2014, com arranjos de Marcos Archetti e participação especial do Quarteto Enraizados; na Casa da Cultura Fausto da Rocha Júnior, em 31/03/2014; no Domingos Musicais da Sociedade Cultural Alemã de Joinville, em 04/05/2014; no Panorama Musical do Sesc em Jaraguá do Sul, no dia 07/11/2014; dois shows no Teatro do Sesc Joinville, em 09/11/2014; no Porão da Liga, dia 14/05/2015; no Teatro Juarez Machado, em 20/08/2015, com participações especiais da cantora Lily Blumerants e do trombonista Sergio Coelho; no Aldeia Palco Giratório do Sesc, dia 04/10/2015, no Teatro Municipal de Itajaí, com participações de Lily Blumerants e Sergio Coelho; na Feira do Príncipe, em 08/05/2016; no Domingos Musicais da Sociedade Cultural Alemã de Joinville, em 18/06/2016; e o Show de 5 Anos da Joinville Jazz Big Band, com participações especiais dos músicos Alegre Corrêa, Gabriel Vieira e Lily Blumerants, dia 08/09/2016, no Teatro Juarez Machado.

A Joinville Jazz Big Band reúne-se todas as segundas, a partir das 19 horas, na Escola Municipal Pastor Hans Müller, para as suas atividades de formação e ensaios. O projeto tem apoio cultural do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC Joinville.

Formação
Saxofones/flautas: Ernst Klipp (coordenador de naipe, sax tenor e flauta), Jônatas Silveira (sax alto), Manoel Coutinho Madruga (sax alto), André Leitzke (sax tenor), Eduardo Santos (sax barítono e flauta). Trombones: Everton Luis Alves (coordenador de naipe), Jeferson Souza, Eliton Faria, Samuel Gessner. Trompetes: Jairo Alexandre Espindula (coordenador de naipe), Jedielson Soares, Thiago Margarida, Joilson de Almeida. Sessão Rítmica: Michel Falcão (coordenador de naipe e contrabaixo), Rafael Vieira (bateria), Fabio Oliveira (piano), Cledemilson Silva (guitarra). Direção Executiva: Gledison Zabote. Direção Musical e Arranjos: Marcos Archetti.

Serviço:
Concerto Didático da Joinville Jazz Big Band
Sábado - 17 de Setembro – 12 horas
Comemorações dos 40 anos do Museu de Artes de Joinville
Local: Cidadela Cultural Antárctica
Rua XV de Novembro, 1383 – Joinville - SC
Gratuito


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE