• SGC para pequenos negócios é um avanço em Microcrédito

SGC para pequenos negócios é um avanço em Microcrédito

16 Mar, 2017 16:25:54 - Geral

Chapecó (SC)



Os pequenos empresários catarinenses terão em breve mais uma alternativa que facilita o acesso ao crédito: a SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SANTA CATARINA (SGC) – SC GARANTIAS. O convênio, assinado nesta semana pelo Sebrae/SC e Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED),  possibilitará que microempreendedores individuais, bem como micro e pequenas empresas tenham acesso a empréstimos de até R$ 20 mil fornecidos pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). A previsão é que as operações iniciem no fim deste semestre.



Para o presidente da Credioeste (Oscip de Chapecó), Ivonei Barbiero, a concretização da SGC representa um avanço para a área de microcrédito. “Santa Catarina se sobressai por ser o primeiro Estado a ter o fundo garantidor no País com a parceria do Sebrae/SC. A SC Garantias é a única específica para o microcrédito e tem atuação em todo o território catarinense. A ideia é que o fundo garantidor elimine em até 80% o aval, o que representa mais uma medida para  potencializar os pequenos negócios”, observa. 

 

A SGC fomentará o desenvolvimento de Santa Catarina e facilitará o acesso ao crédito por meio do complemento das garantias exigidas pelas instituições financeiras, para os pequenos negócios. Também oferece outros benefícios aos tomadores de crédito como consultoria empresarial e capacitação, além de induzir a prática de menores taxas de juros em função da redução do risco da operação e oferece maiores prazos de pagamento.

Segundo levantamento das Ocisps catarinenses, aproximadamente 25% dos empreendedores não conseguem empréstimos bancários por falta de um avalista em condições compatíveis com o nível de risco da operação. Com a SGC, a carta de aval será liberada após avaliação técnica que definirá se a empresa está apta a pagar o empréstimo solicitado. “É uma grande conquista aos pequenos negócios que têm participação expressiva no movimento da economia catarinense e nacional”, realça Barbiero.



Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses.  A agência de microcrédito foi fundada 1999, no município de Chapecó, e hoje conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril de 2016 e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito. 



TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE