Sexta rodada de negociações em Astana sobre paz na Síria será em setembro

01 Set, 2017 17:14:53 - Brasil

Astana 

A sexta rodada de negociações de alto nível sobre a solução do conflito na Síria acontecerá entre 14 e 15 de setembro em Astana, capital do Cazaquistão, disse hoje (1°) o Ministério de Assuntos Exteriores cazaque. A informação é da Agência EFE. "De acordo com os estados fiadores - Rússia, Turquia e Irã - durante a próxima reunião foi planejado considerar uma série de documentos que regulem a atividade das zonas de segurança", indicou o serviço de imprensa do ministério.

Os participantes preveem aprovar os mapas das zonas de segurança nas províncias sírias de Idlib, Homs e Ghouta, regulamentos sobre o Centro de Coordenação, o grupo de trabalho sobre a liberdade dos detidos e reféns, a transferência de corpos e a busca de desaparecidos."Na véspera da reunião de alto nível, os Estados fiadores planejam sustentar uma reunião do grupo de trabalho - que supervisiona a cessação das hostilidades - em 13 de setembro", acrescentou."Está previsto que as partes adotem uma declaração conjunta sobre desminagem humanitário dos monumentos históricos da Síria incluídos na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade elaborada pela Unesco, bem como que discutam outros assuntos de interesse", sustentou o Ministério de Exteriores cazaque.

A capital cazaque acolheu cinco reuniões sobre o conflito sírio. O principal resultado das conversas foi a assinatura pelos Estados fiadores de um memorando em maio pelo qual foram estabelecidas quatro zonas seguras no país árabe. Este acordo pretende proteger a população civil e rebaixar a tensão entre os rebeldes e as forças governamentais.

TEXTO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE