• Setembro Amarelo: Presidente do CVV palestra em Criciúma

Setembro Amarelo: Presidente do CVV palestra em Criciúma

11 Set, 2018 13:53:54 - Saúde

Criciúma (SC) 

Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, Robert Paris, vem falar sobre o assunto na sede da Acic

Setembro é considerado o mês mundial de prevenção ao suicídio e visando disseminar a importância desse movimento a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebe nesta quarta-feira, 12, a palestra nacional com o presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), Robert Paris.  O evento tem início às 20h, no auditório Jorge Antônio Zanatta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a AIDS e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo visa sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto. “Nos preparamos desde o início do ano para aproveitar esse importante momento de falar sobre prevenção do suicídio e, aos poucos, quebrar alguns tabus”, comenta voluntário e porta-voz do CVV, Carlos Correia. Conforme o voluntário, os 32 suicídios que ocorrem diariamente no país é algo que pode ser reduzido. “Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está quase transbordando e, nesse momento ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas, já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento”, explica Correia.

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. São dois milhões de atendimentos anuais, realizados por 2,4 mil voluntários em 90 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

Palestrante: Robert Paris também é vice-presidente da Associação Brasileira para Estudos de Prevenção do Suicídio e membro do Conselho de Befrienders Worldwide (Organização que congrega entidades de prevenção de suicídio em 42 países no mundo).

A entrada para o evento desta quarta-feira será um quilo de alimento não perecível e a inscrição pode ser feita antecipadamente pelo site acicri.com.br.

Programação do Setembro Amarelo em Criciúma e região:

*12/09 – Palestra Nacional com o presidente do CVV – Robert Paris, na ACIC, às 20h;

*17/09 – Palestras sobre Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, no Hemosc, às 10h30min e 14h30min;

*21/09 – “Mãos dadas pela Vida”: abraço ao Fórum de Criciúma.

*29/09 – Pedágio pela Vida: ação da AMAVI em prol do CVV, das 8h30min às 13h.

*29/09 – Marcha para Jesus – Movimento da Igreja Evangélica, sob a temática do Setembro Amarelo (todos os credos religiosos estão convidados a se unir ao movimento, ao CVV e à Rede de Proteção à Vida).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE