• Setembro Amarelo ganha as ruas em Maracajá

Setembro Amarelo ganha as ruas em Maracajá

14 Set, 2017 15:46:47 - Geral

Maracajá (SC)

O Grupo de Trabalho em Rede Multidisciplinar, integrado por profissionais de assistência social, saúde, educação e conselheiros tutelares de Maracajá foram ás ruas e escolas nesta semana, promovendo a ações que marcam o "Setembro Amarelo", de prevenção ao suicídio, que ocorre desde 2014. O objetivo é alertar a população a respeito da realidade dos suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Para se integrar e dar visibilidade ao movimento, o grupo de trabalho de Maracajá passou por capacitação em julho deste ano, fez  o lançamento oficial da campanha no desfile cívico de 7 de setembro e passou a fazer a divulgação do tema nas escolas públicas do município. Nesta quarta-feira (13) os profissionais se concentraram nas imediações do pórtico, principal acesso  ao município e distribuíram materiais produzidos pela administração municipal. Na sexta-feira da semana que vem, dia 22, a ação vai envolver os integrantes do grupo de idosos do município e uma palestra antes do final do mês vai encerrar as atividades.

Segundo a OMS, (Organização Mundial de Saúde) o suicídio é questão de saúde pública em todos os países. O Brasil ocupa o oitavo lugar em número absoluto de suicídios. A depressão, atualmente, atinge 322 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, conforme dados de 2015 da OMS, o problema afeta 11,5 milhões de brasileiros, aumentando a quantidade de suicídios, sendo a segunda maior causa de morte entre adolescentes e jovens.

Serviços de Ajuda:
Serviço de Atendimento Psicológico da Unidade Básica de Saúde – CEMASAS – Telefone: 3523-1354
CRAS - Centro de Referência em Assistência Social – Telefone 3523-0318
CVV – Centro de Valorização da Vida - Telefone: 141
GASS – Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio – Telefone: (48) 3439-0222

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE