• SESI SENAI Criciúma é mais uma vez destaque em competição nacional de robótica

SESI SENAI Criciúma é mais uma vez destaque em competição nacional de robótica

12 Jul, 2020 23:46:26 - Educação

Criciúma (SC)

Os alunos do Ensino Médio do SESI SENAI Criciúma, integrantes da equipe “Carvoeiros Robots” participaram neste final de semana da primeira competição virtual de robótica: “SESI e um novo mundo industrial” e trouxeram para a região, mais uma conquista nacional. O segundo lugar geral foi garantido na prova idealizada pelo SESI de Goiás que contou com a participação de 30 equipes de todo o Brasil. A prova foi realizada priorizando o envolvimento virtual dos participantes, em momento algum, foi necessário os encontros presenciais.

“Tivemos a grata surpresa dos nossos alunos ficarem com a segunda colocação geral. A prova consistia em um desafio surpresa onde os alunos tiveram dois dias para se preparar. Recebemos na quinta-feira à tarde as regras do torneio e as regras do primeiro desafio. Eles tinham um robô base construído em Goiás e tinham todas as características deste robô, como tamanho, motores, entre outras especificações”, explica o professor de robótica do SESI SENAI Criciúma, Cleber Marinho.

O primeiro desafio do robô era fazer uma determinada missão que ele saia de um local e iria até um ponto determinado em uma mesa de competição, pegaria uma carga e levaria essa carga até uma área de entrega e retornaria para a área de estacionamento. Após esta primeira etapa foram selecionadas 16 equipes para a próxima etapa.

“Neste primeiro dia ficamos em décimo quarto lugar, mas garantimos a classificação. Na segunda etapa os alunos foram muito bem, ficando em terceiro lugar no segundo desafio. Nesta etapa eram classificadas apenas quatro equipes para as finais”, explica o professor.

Na grande final, a equipe composta pelos alunos de Criciúma, Kevin Ghisi e Matheus Minotto Fernandes, garantiu a segunda colocação geral no torneio.

Os representantes das equipes conseguiram como premiação uma bolsa de estudo integral EAD no SESI Goiás. Foram três dias de noites mal dormidas, de muitos desafios incertos, especialmente pela programação dos robôs que foi feita à distância. Mas o que nos deixou muito felizes foi ver eles melhorando etapa a etapa e trazendo mais um título para a nossa região, mostrando a força da robótica do SESI SENAI Criciúma”, aponta Cleber.

Para o estudante Kevin Ghisi, vencedor do torneio juntamente com Matheus Minotto, a vitória foi mais uma grande conquista. “Para mim essa conquista representa muito, faziam três anos que não tinha mais o contato com a programação LEGO e poder relembrar os conceitos e sentir a emoção de estar participando de uma competição, ainda mais virtual, o que aumenta mais a dificuldade, é muito gratificante. Eu não estava esperando a vitória, mas toda a dedicação valeu a pena e pudemos conquistar o segundo lugar”, garante Kevin.

NOVO TEXTO COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança