• SESI discute saúde mental do trabalhador

SESI discute saúde mental do trabalhador

18 Set, 2018 17:10:21 - Saúde

Criciúma (SC) 

Em alusão a campanha setembro amarelo, entidade recebeu juiz que faz parte do Programa Trabalho Seguro do TRT

Na manhã desta terça-feira, 18, o SESI Saúde de Criciúma promoveu o workshop “Saúde Mental do Trabalhador”. A palestra foi comandada pelo juiz da Vara do Trabalho de Araranguá e gestor auxiliar do Programa Trabalho Seguro do TRT, pós doutor Rodrigo Goldschmidt, que abordou assuntos como os aspectos jurídicos e constitucionais relacionados ao tema principal, além do direito a saúde, legislação infraconstitucional e a violência no ambiente de trabalho.

Estiveram presentes profissionais que fazem parte de empresas relacionadas à saúde e segurança do trabalho. “É muito importante ter o Dr. Rodrigo aqui conosco. Esse é o trabalho do SESI em todo o Estado, cuidar da saúde em geral do trabalhador. Melhorar a sua qualidade de vida e o futuro destes trabalhadores”, pontua o vice-presidente da Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal.

“As manifestações de violência são um dos fatores que desencadeiam doenças de ordem material, saúde física e mental do trabalhador. Trabalhamos com alguns casos práticos, decisões judiciais, para que os participantes pudessem ter uma avaliação desse problema que enfrentamos no dia a dia. Finalizamos com a reparação civil, que é a indenização obrigada a pagar quando se causa dano dessa ordem a outra pessoa, neste caso o trabalhador”, comenta o magistrado.

Goldschmidt apontou que dificilmente as causas de suicídio estão apenas relacionadas ao trabalho. “Em geral, elas se relacionam com outros fatores, mas os fatores laborais são importantes. Pudemos ver alguns casos de metas abusivas, onde o trabalhador pra atingir é submetido a situações de humilhação, constando depressão profunda agregado a uma situação familiar vulnerável. Precisamos discutir para que o trabalho não seja um fator determinante para esse tipo de conduta, podemos sim alterar a realidade, ter uma organização mais humanizada e assim prevenir essa situação”, complementa.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE