Servidores da Justiça Eleitoral reúnem-se em evento preparatório às Eleições 2020

06 Mar, 2020 16:57:01 - Política

Florianópolis (SC)

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina abriu, na tarde desta quinta-feira (5), o Prepara 2020: informação, tecnologia e segurança nas eleições municipais. O evento ocorre na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e segue até esta sexta (6). Cerca de 350 servidores da Sede e das Zonas Eleitorais participam do encontro que visa capacitar os colaboradores do Tribunal na realização de eleições mais transparentes e seguras nos 295 municípios catarinenses.

Na abertura do Prepara, o presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior, enfatizou que o evento é uma realização coletiva dos servidores do Tribunal. “Um evento histórico. É a primeira vez que se reúne o quadro de servidores do interior e da Capital”, salientou.

O presidente afirmou ainda que o TRE-SC tem se destacado bastante nos últimos anos no âmbito judicial, inclusive, no ano passado, alcançou todas as metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cid Goulart salientou o papel da Justiça Eleitoral no processo democrático do país: “Todos sabem que a nossa missão é sermos um instrumento de fortalecimento da democracia no Brasil”.

Segundo o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, o evento é uma oportunidade para os servidores da Justiça Eleitoral entrarem no “espírito” das Eleições 2020. “Um evento oficial de nos colocarmos no espírito da eleição, para realizarmos uma eleição transparente e ética. Que vocês nos ajudem a fazer uma eleição exemplar”, destacou.

Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), juiz Wilson Pereira Junior, o Prepara 2020 busca orientar os servidores no combate à desinformação e fortalecer o papel dos colaboradores do Tribunal com a informação.

“Como você combate a desinformação? Apenas com informação. Só consegue fazer com que os servidores recebam a informação nos municípios se os capacitarmos”, afirmou o diretor da Ejesc.

Combate à desinformação

No primeiro dia de palestras, o combate à desinformação abriu a programação. Mediada pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Jaime Ramos, o debate contou com as participações do advogado, ex-assessor da Presidência do TRE-RS e ex-coordenador da EJE-RS, Rafael Morgental, e do âncora da NDTV, jornalista Paulo Alceu.

Rafael Morgental avaliou que 2020 é um “Ano de Olimpíada da Justiça Eleitoral” e que o grande desafio do pleito eleitoral está nos rincões, onde cada servidor também é um órgão jurisdicional. Afirmou ainda que caberá aos colaboradores da Justiça Eleitoral explicar ao eleitor o que é desinformação.

O advogado disse que a mentira tem um peso político inestimável e é uma arma: “Por isso que estamos tratando sobre ela”. Morgental orientou que, para combater a desinformação, é necessário que se estabeleça, nos Cartórios Eleitorais uma relação mais próxima com a imprensa local.

“Na maior parte do tempo, a desinformação fica trabalhando no viés de confirmação. O sujeito recebe aquilo que ele queria receber. E eu não conheço ninguém que tenha mudado de opinião por ter recebido um conteúdo do outro lado. Isso não acontece. O desafio é romper essa bolha. É proporcionar acesso às informações que não chegariam. O que é muito mais difícil do que reestabelecer uma verdade”, afirmou.

De acordo com o jornalista Paulo Alceu, as notícias fraudulentas estão conosco todos os dias. Para ele, as redes sociais têm sido uma fonte de desinformação.

Segundo Alceu, uma maneira de derrubar a desinformação nas Eleições 2020 é o contato direto com as fontes, no caso, os servidores do TRE-SC. “É uma eleição que vai exigir tanto dos comunicadores quanto dos servidores do TRE. Para combater a desinformação é preciso ter o contato direto e constante com os servidores. Vocês serão o canal fundamental para nós”, lembrou.

O vice-presidente do TRE-SC frisou que todos os servidores e cidadãos devem se unir e neutralizar essas informações que não casam com a realidade. E orientou: “Na dúvida, não compartilhe”.

Acessibilidade eleitoral

Outro tema discutido no Prepara foi a acessibilidade eleitoral. Dividiram o debate o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, e José "Zezinho" Roberto Leal, presidente da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF). A palestra foi mediada pelo juiz Jaime Pedro Bunn (presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do TRE-SC).

“Essa é uma oportunidade que todos nós servidores da Justiça Eleitoral temos para deixarmos como legado a acessibilidade eleitoral”, disse Dias. Segundo o advogado, o preconceito, a discriminação e a exclusão das pessoas com deficiência são as grandes barreiras. Ele destacou que a realização do Prepara ajuda a traçar um cronograma, justamente, para mudar e superar essas barreiras.

Dias elogiou o uso do elevador instalado no auditório que possibilitou o acesso do presidente da Aflodef ao palco. “Este é um exemplo concreto”, salientou.

José "Zezinho" Roberto Leal disse que ações de acessibilidade realizadas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina têm oportunizado aos deficientes escolherem seus candidatos. “Somos seres humanos, cidadãos, temos o nosso direito”, afirmou.

Inovação tecnológica e as eleições

O juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Luís Felipe Canever, instrutor da Academia Judicial em matéria de Tecnologia e Direito, foi o último palestrante do dia. A apresentação foi mediada pelo  diretor da Ejesc, juiz Wilson Pereira Junior. Segundo o magistrado, estamos vivendo um período denominado de 4ª Revolução Industrial.

“Vivemos uma época sem precedentes na história”, destacou Canever, ao lembrar os avanços tecnológicos ao longo da evolução humana. “A tecnologia hoje permeia tudo na nossa rotina”, destacou o magistrado.

Para ele, é importante que os juízes e servidores do TRE-SC tenham conhecimento sobre como funcionam os sistemas para que saibam o que é possível realizar em suas ações.

O juiz enfatizou a adoção de tecnologias no dia a dia, como o uso de inteligência de dados, inteligência artificial, para ajudar a automatizar o trabalho.

O primeiro dia de evento foi encerrado com a Oficina Day_Louise (especialista em comunicação positiva e criatividade). Na oportunidade, os servidores do TRE-SC participaram da atividade “Colaboração interna: um importante mecanismo no ano de eleições”.

Segundo dia

O Prepara 2020 segue nesta sexta-feira (6), a partir das 8h30, e vai debater temas como “Facebook/WhatsApp: Políticas de conteúdo e contencioso eleitoral”, “As mídias sociais e os servidores da JE”, “Transparência e segurança do processo eleitoral: diretrizes e premissas e Transparência e Segurança do processo eleitoral: hardware”, entre outros.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL




REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE