• Servidora da APAE é homenageada pelos seus 40 anos de dedicação

Servidora da APAE é homenageada pelos seus 40 anos de dedicação

25 Set, 2018 14:36:31 - Educação


Criciúma (SC) 

Servidora da APAE é homenageada pelos seus 40 anos de dedicação

A Câmara de Vereadores prestou homenagem na Sessão desta segunda-feira (24/09) a Neiva Mezari Borges, servidora da APAE de Criciúma há 40 anos. Neiva, que recebeu Moção de Aplauso proposta pela vereadora Geovana Zanette (PSDB) nesta tarde, nasceu em Meleiro, em 10 de setembro de 1958, é graduada em Educação Física pela Fucri, atual Unesc, e teve seu primeiro trabalho como professora de Educação Física realizado na Apae de Criciúma, em março de 1978. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Dentre outras atividades, Neiva exerceu funções na Diretoria e Conselho de Administração da Apae de Criciúma, completando 40 anos de dedicação em prol da Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Quero agradecer a Deus pela saúde, e também aos meus pais (in memoriam), minha família e profissionais que atuaram comigo nesses 40 anos. E claro, aos alunos da APAE, que foram meus maiores mestres. Muito obrigado por essa Moção de Aplauso”, agradeceu emocionada.

A parlamentar Geovana Zanette enfatizou a consideração. “Nós sabemos que você merece tudo isso e muito mais. A sociedade lhe homenageia por todo o trabalho em todos esses anos”,

O presidente da Câmara, Julio Cezar Colombo (PSB), pediu uma salva de palmas para a professora. “Ficamos muito sensibilizados com a sessão especial da APAE, e tudo isso é possível graças a pessoas como você”.

Aprovado em primeira discussão projeto que institui o novo Código Tributário do Município

Os parlamentares de Criciúma aprovaram por unanimidade, em primeira discussão e votação, o PLC/EXE 22/18 a matéria que trata do novo Código Tributário do município. O atual documento é de 1984 e, desde então, outras leis surgiram ao longo dos anos. Uma emenda ao projeto de autoria de diversos vereadores foi apresentada alterando a cobrança ISS da construção civil e cancelamento de notas fiscais pela internet, gerando menos transtornos ao contribuinte.

“A ordem é unificar todas essas leis para não ter nenhum impacto no futuro. Quando eu procurei, verifiquei mais essa parte da cobrança do ISS da construção civil e discuti constantemente com o governo”, disse o vereador Ademir Honorato (MDB).

“Depois de muita luta conseguimos que essa emenda fosse apresentada. Quando o prefeito mandou o projeto de lei, ele disse que não alteraria nada do Código Tributário, nem aumentar ou diminuir. Então, ele teve essa sensibilidade de aceitar essa emenda no projeto de lei, que irá favorecer, principalmente as pessoas mais carentes”, complementou o vereador Aldinei Potelecki (PRB).

O Código aprovado não prevê alterações na carga tributária para os contribuintes, foram feitas apenas alterações na legislação. O Executivo do município justificou as alterações pela necessidade do Município harmonizar as contingências dos novos tempos, como ramos de serviços que não existiam ou que não eram previstos na legislação anterior, especialmente no que tange à justa e equilibrada imposição dos Tributos.

Outros projetos do Executivo:

PE 99/18 - que autoriza o Poder Executivo a contratar Operação de Crédito junto à Caixa Econômica Federal – CEF, no âmbito do Programa FINISA - Financiamento à Infraesturada e ao Saneamento na Modalidade Apoio Financeiro destinado a aplicação em Despesa de Capital, a oferecer garantias e dá outras providências. Matéria entrou, por solicitação da líder de governo, vereadora Geovana Benedet zanette (PSDB), e foi aprovada por unanimidade. Na tarde desta segunda-feira o prefeito Clesio Salvaro e técnicos da Caixa Econômica federal estiveram no Legislativo para abordar a matéria.

PE 100/18 - Autoriza o Poder Executivo a conceder o direito real de uso a título oneroso de área de terra à empresa ADZ Empreendimentos Imobiliários Ltda. Matéria aprovada por unanimidade.


PE 101/18 - Autoriza o Poder Executivo a conceder o direito real de uso a título oneroso de área de terra à empresa Iron Indústria e Comércio de Metais Ltda. Matéria aprovada por unanimidade.


Vereador questiona pavimentação de via

Na sessão do Legislativo desta segunda-feira (24/09), o vereador Aldinei João Potelecki (PRB) apresentou requerimento solicitando ao Executivo do Município informações sobre a existência de projeto para conclusão da pavimentação da Rua Aldo Santos Paes, localizada no Bairro São Sebastião. O vereador questionou ainda a possibilidade de outras melhorias na via caso não seja possível a pavimentação definitiva. A proposição foi aprovada por unanimidade.


Moção de Aplauso para os professores do Bairro da Juventude é aprovada

A Câmara Municipal de Criciúma, por meio de seus Vereadores, aprovou na sessão desta segunda-feira (24/9) Moção de Aplauso aos professores do Bairro da Juventude pela passagem do Dia do Professor. A Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Zairo Casagrande (PSD).

Para o Legislativo, os professores são, não só detentores do conhecimento, mas da imensa responsabilidade de compartilhá-lo. Homenageá-los vai além do ato de parabenizá-los, está, sobretudo na capacidade de compreender sua importância para desenvolvimento da sociedade. No Bairro da Juventude, a missão se torna ainda mais expressiva, já que se aplica o conhecimento em uma Instituição que faz a diferença na vida de crianças e adolescentes de toda a região. A honraria será entregue em outra oportunidade.

Alunos do Colégio Marista contribuem para construção de projeto de lei

Alunos do 3º ano C do Ensino Fundamental do Colégio Marista acompanharam a sessão desta segunda-feira (24/09), em especial a discussão e aprovação do projeto de Lei nº 073/2018 de autoria do presidente da Casa, vereador Julio Colombo (PSB). A matéria denomina como Rua Gioconda Panatta Da Silva, a atual Rua SD-1932-073, situada no Loteamento Humberto Locks, Bairro Mina do Mato, a qual tem seu início na Rua Giovani Angelo Ortolan, prosseguindo no sentido Leste, por aproximadamente 76 metros, até o limite do referido loteamento.

No dia 02 de julho os alunos visitaram a Câmara Municipal e receberam orientações sobre a importância da denominação de vias públicas e os requisitos necessários para a elaboração de projeto de lei. O estudo faz parte do Projeto de Intervenção Social que é realizado pelos Terceiros Anos do Colégio. Na via denominada reside um dos alunos da turma. Estiveram presentes a professora Ana Angélica Nunes Pizzetti e a coordenadora Jaqueline Nicoladeli Gonçalves Teixeira.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança