• Serviço Municipal de Castração é inaugurado em Balneário Rincão

Serviço Municipal de Castração é inaugurado em Balneário Rincão

23 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Balneário Rincão (SC)

O combate a doenças zoonoses e a redução da população animal nas ruas ganhou destaque nesta quinta-feira em Balneário Rincão, com a inauguração do Serviço Municipal de Castração. A cirurgia será disponibilizada gratuitamente à população carente do município, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O Serviço de castração é o segundo do Sul de Santa Catarina, junto com o de Içara. 

 A estrutura de 32 m² conta com sala de preparo dos animais, sala de antissepsia, sala de esterilização dos materiais utilizados e sala cirúrgica. A expectativa é que 64 animais sejam castrados por mês. Durante o ato de inauguração, o prefeito Décio Góes falou sobre a importância do serviço para o município, que sofre com o número excessivo de animais de rua. O Secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente falou sobre as melhorias na saúde pública.

A contadora Andrea Zanatta é protetora independente e cuida de 12 cachorros. Ela comemorou a inauguração, ressaltando esperança de menos sofrimento aos animais. “Para algumas pessoas isso significa menos cachorros nas ruas incomodando. Para mim, é a esperança de menos animais nas ruas sofrendo. Uma solução que certamente será vista a médio e logo prazo”, projetou a protetora, que deu nome aos 12 animais que cuida.

Nos bairros mais carentes de Balneário Rincão, a população ainda vivencia as doenças zoonoses e incidentes de mordeduras nas ruas. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Cardoso, neste ano foram 20 mordeduras registradas e casos de sarna e bicho-de-pé. O município também registra inúmeras denúncias de abandono, principalmente durante a temporada, uma média de cinco casos por mês, conforme a coordenadora da Vigilância Sanitárias , Josiane Brasil.  

 Além da cirurgia, o responsável pelo animal receberá uma cartilha com orientações sobre o procedimento. Um termo de responsabilidade no pós-operatório também será assinado, para a garantia dos cuidados necessários. A Secretaria de Assistência Social está auxiliando no cadastro das famílias carentes. Moradores do condomínio Deobaldo Pacheco, na Zona Sul, por exemplo, já foram visitados e os interessados no serviço cadastrados. A castração é disponibilizada para moradores de baixa renda, protetores independentes e animais de rua. 

 As escolas e clubes de mães também receberão orientações sobre o cuidado que se deve ter com os animais de rua e os procedimentos após a cirurgia. As palestras de conscientização fazem parte de ações do CRMV que estimulam o não abandono de animais de rua.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE