• Serviço de Hemodinâmica permite a realização de procedimentos minimamente invasivos

Serviço de Hemodinâmica permite a realização de procedimentos minimamente invasivos

16 Set, 2021 14:34:22 - Saúde

Criciúma (SC)

Estar em constante mudança e aperfeiçoamento, oferecendo sempre melhores condições de tratamento aos pacientes são metas do HSJosé todos os dias.

Para o atendimento das pessoas que necessitem de diagnóstico para verificar a circulação das artérias coronarianas, identificar a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou indicar uma possível obstrução com exatidão, que pode causar o infarto, são algumas das funcionalidades do serviço de hemodinâmica.

Investir em tecnologias para procedimentos minimamente invasivos tem sido também, prioridade para a direção do hospital.

O Serviço de Hemodinâmica

A hemodinâmica é um serviço de diagnóstico e terapia endovascular das artérias, principalmente obstruções das artérias do coração, pescoço, cérebro e dos membros inferiores. De acordo com um dos médicos do serviço, o cardiologista Péricles Pretto (CRM-14834/RQE-12782), o serviço é de grande importância para contribuir no diagnóstico preciso das doenças, além dele servir de terapêutica para as principais patologias com maior índice de mortalidade no país, que são as doenças cardiovasculares como o infarto. Além do tratamento para aneurismas e AVC´s. “A principal funcionalidade do serviço, é a realização do cateterismo cardíaco e o tratamento de todos os tipos de obstrução das artérias do coração, seja doença arterial coronariana crônica ou infarto agudo do miocárdio”, aponta o especialista.

Por meio do equipamento é possível também, identificar as pressões dentro das cavidades para, por exemplo, diagnosticar a estenose aórtica.

Os procedimentos são realizados por meio de cateter que se desloca ao local da lesão e identifica as patologias, e, é por intermédio dos cateteres também, que os tratamentos são realizados.

Ainda de acordo com o médico, o procedimento mesmo sendo minimamente invasivo, deve ser realizado com toda cautela, pois envolve riscos. “Todos os procedimentos são realizados quando o benefício supera o risco. Nunca é feito um procedimento sem uma indicação precisa; por isso é importante realizar quando bem indicado. O principal diferencial deste serviço, é que por meio da hemodinâmica, é possível verificar de forma mais precisa que as outras opções de exames, e, quanto a terapêutica, que este tipo de procedimento é menos invasivo que uma cirurgia de vascularização de miocárdio, por exemplo”, explica.

Entre os principais procedimentos realizados na cardiologia são o cateterismo e angioplastias, e eventualmente, outros tipos de terapêuticas como filtro de veia cava, implante de marca- passo, implante de válvula percutânea entre outros.

O HSJosé possui dois equipamentos de hemodinâmica com alta tecnologia que permite aos especialistas uma melhor visualização das imagens projetadas em 3D. Estas funcionalidades oferecem maior precisão e segurança ao especialista no momento dos procedimentos.

Sempre atentos quanto as melhorias de seu parque tecnológico, o HSJosé está em constante evolução, acompanhando o mercado, aperfeiçoando com excelência no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento dos problemas; neste caso específico, na terapêutica de inúmeras doenças que podem ser tratadas por meio do serviço de hemodinâmica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE