Série de vídeos do Projeto "Brincadiquê?" tem divulgação da Videocamp

26 Out, 2017 17:09:17 - Geral

Criciúma (SC)

A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lança a série de vídeos “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”. O projeto recebeu um apoio importante na divulgação dos vídeos. Trata-se do Videocamp, uma plataforma gratuita, que conecta filmes transformadores a espectadores que acreditam na força do trabalho em prol da humanidade e na possibilidade de novas construções. Com o objetivo de promover o brincar como linguagem essencial da infância, pela qual meninos e meninas se desenvolvem de forma integral, foi produzida a série que é composta por cinco vídeos com o registro de práticas da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental, dos municípios contemplados pelo projeto de mesmo nome, entre 2014 e 2015, além de experiência dentro da própria Rede Marista de Solidariedade e da Rede Marista de Colégios.

Segundo Vinícius Gallon, diretor da série que atua no Centro Marista de Defesa, os vídeos trazem problematizações e apontam alguns caminhos possíveis para a efetivação desse direito, ampliando o debate sobre o brincar na escola e outros espaços que a criança convive. “Acreditamos que com a série os diferentes atores que compõem a comunidade escolar poderão ter mais subsídios para desenvolver práticas de promoção e defesa do direito ao brincar em suas unidades. Nossa maior contribuição talvez seja em trazer realidades e territórios muito diversos, dando voz para profissionais que estão na ponta e conseguem desenvolver trabalhos incríveis, por vezes sem muitos recursos. Temos também a alegria de contar com a contribuição de especialistas muito relevantes do cenário nacional, que validam todo esse trabalho e dão base para nossa discussão”, afirma. 

Os vídeos abordam os temas ‘Culturas infantis e a defesa do direito ao brincar na infância’; ‘O brincar como linguagem promotora de aprendizagens’; ‘Os espaçostempos para o brincar na escola’; ‘O adulto brincante e mediador de brincadeiras com as crianças’; e ‘A produção das brincadeiras e os territórios’. Honi Rubik, produtora da série que também atua no Centro Marista de Defesa, conta que os temas foram eleitos tendo em vista contribuir com a formação de profissionais que por diversos motivos nunca tenham se aprofundado nos debates sobre a defesa do direito ao brincar.

“Existem muitos documentos e outros materiais, inclusive em vídeo, que também cumprem com esse papel. No entanto, com nossa prática pudemos perceber que os tempos para formação continuada de professores assim como o acesso a materiais de qualidade nem sempre são garantidos. Por isso os vídeos se propõem a ser uma união de práticas e teorias, a fim de inspirar educadores de todo país a desenvolverem práticas pedagógicas de qualidade que visem o direito ao brincar e o desenvolvimento integral das crianças”, explica.

A arquiteta e urbanista Beatriz Goulart, o educador, professor universitário Gabriel Junqueira, o artista plástico Gandhy Piorsky, os educadores e artistas populares Leandro Medina e Nélio Spréa, as pedagogas e diretoras dos Centros Sociais Maristas Robru e Itaquera, Aline Paes e Sheila Pomilho, os assistentes sociais Marco Antonio Barbosa e Ana Cristina Silva, estão entre os especialistas presentes nos vídeos. Além da experiência de diretores e educadores das escolas municipais participantes do projeto.

A pedagoga Sheila Pomilho explica que o Brincar contribui para que a criança se desenvolva integralmente, por isso a importância de garantir esse direito. “Quando a gente fala do desenvolvimento motor, físico, psicológico, social, o brincar perpassa todas essas aprendizagens das crianças”, explica. A série de vídeos “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar” e as informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.brincadique.com.br. Para assistir na plataforma Videocamp, acesse videoca.mp/Se3jnZ , e veja as formas de  levar essa discussão para escolas, grupos de mães e pais ou para a comunidade, organizando uma exibição pública e gratuita.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 24 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE