• Senar/SC tem turma-piloto no Com Licença Vou à Luta

Senar/SC tem turma-piloto no Com Licença Vou à Luta

29 Mar, 2017 15:24:54 - Geral

Florianópolis (SC)

Santa Catarina foi um dos dois Estados escolhidos para receber a turma-piloto de atualização do material do programa Com Licença Vou à Luta (CLVL) ofertado em território catarinense pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). A turma, que servirá de parâmetro para analisar a eficácia das mudanças propostas ao programa, ocorre em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis e conta com o apoio do Sindicato Rural de São José.

O programa foi formatado em 2009, em 2010 passou por alguns ajustes com as primeiras turmas piloto e em 2011 começou a ser ofertado pelas regionais do SENAR Brasil por meio das Administrações Regionais. “Em 2016, sentiu-se novamente a necessidade de adequar algumas questões na metodologia para que efetivamente sejam alcançados os objetivos do programa e, agora, em 2017, iniciamos esse processo de atualização”, explicou a coordenadora nacional do programa, Thais Carrazza, durante entrevista ao Canal do Produtor TV do Sistema CNA.  

As sugestões de mudanças foram recolhidas com as prestadoras de serviço em instrutoria do SENAR em todos os Estados em que o programa é aplicado. “Avaliamos as sugestões e verificamos o que realmente era coerente ser alterado e quais as demandas poderíamos atender”, complementou Thais.

A prestadora de serviço em instrutoria do SENAR/SC e responsável pela atualização do material, Juliana Krupp, destacou que a principal mudança será a simplificação do conteúdo e das atividades adequando-as para que todas as produtoras rurais tenham acesso facilitado. “Também serão incluídos novos conteúdos como os de comercialização, mercado e mediação de conflitos, assuntos considerados importantes para os objetivos do programa. Durante as atividades com a turma piloto serão testados e ajustados os conteúdos que já foram modificados para verificar a sua efetividade”.

Depois de ser testado e validado o material com as duas turmas piloto, será a vez das prestadoras de serviço em instrutoria do SENAR/SC que passarão pela atualização do material e, no segundo semestre, iniciarão as turmas do CLVL com a nova metodologia.

“É uma honra para o SENAR/SC ter sido uma das Administrações Regionais escolhidas para a realização da turma-piloto de atualização da metodologia do programa CLVL. Isso demonstra a importância e a representatividade das ações desenvolvidas no Sul do País, sem dúvidas as sugestões oriundas de nosso Estado contribuirão para que a iniciativa tenha cada vez mais eficiência”, destaca o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

CONHEÇA O PROGRAMA

A coordenadora do programa em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencout, esclareceu que o CLVL tem como público alvo mulheres produtoras rurais de pequeno e médio porte que estejam envolvidas nas atividades da propriedade rural e busca capacitá-las em gestão de negócios agropecuários com enfoque em empreendedorismo e liderança.

“São 40 horas divididas em cinco encontros de oito horas com a participação máxima de 15 mulheres por turma. Para participar a produtora precisa ter escolaridade mínima no 5º ano/4ª série do Ensino Fundamental completo, idade acima de 16 anos e estar envolvida com as atividades da propriedade rural”, explicitou Nayana.

Em cada encontro são abordadas temáticas diferentes de acordo com os temas centrais que são divididos em empreendedorismo, planejamento da produção, custos de produção, legislação/negociação e conflitos, além de desenvolvimento pessoal. 

Zanluchi salientou que intuito do programa é elevar a autoestima das mulheres para que despertem o potencial pessoal e profissional, proporcionando atividades que possibilitem o controle das finanças e tomada de decisões dentro da propriedade rural, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. “Para 2017 estão previstas 75 turmas do programa em todo o território catarinense”, finalizou.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança