• SENAR/SC incentiva o empreendedorismo feminino

SENAR/SC incentiva o empreendedorismo feminino

09 Mar, 2017 15:45:33 - Geral

Chapecó (SC)

A rotina da produtora rural Marli Oliveira Alves mudou após a participação no programa Com Licença Vou à Luta (CLVL), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Antes ela auxiliava o marido nos afazeres da propriedade e era responsável pelas atividades domésticas. Após o programa ela descobriu o seu lado empreendedor e resolveu incrementar a renda familiar.

A propriedade dela e do marido Antonio Alves, localizada em Forquilhinha, tem como foco a produção de milho e feijão. “Antes eu não enxergava outras possibilidades, fazia a minha parte auxiliando o meu esposo, mas não tinha uma atitude de protagonista. Com o CLVL eu descobri outras fontes de renda dentro da nossa propriedade e me tornei muito mais atuante”, relata Marli.

Hoje a produtora faz pães e feijoada para vender na comunidade. “Encontrei mais uma fonte de renda em um produto que temos aqui. A feijoada agrada a muitos e eu passei a ser reconhecida pelas pessoas com meu trabalho. Deixei de ser a Marli ‘do Antônio’, para me tornar a Marli que faz pães e feijoada e isso é gratificante”, conta.

Segundo ela, participar do CLVL lhe oportunizou uma mudança de vida. “Passei a ver as coisas de outro ângulo. Agora em tudo eu tento encontrar uma alternativa de melhora, seja nas atividades simples do dia a dia como em ações que eu mesma posso ter para contribuir com a atividade rural de minha família”.

A satisfação pessoal de Marli serviu de inspiração para a filha Patrícia Alves Jorge. A jovem que havia deixado o meio rural para estudar fotografia resolveu voltar para o campo. “Depois de ouvir os meus relatos ela ficou motivada e resolveu se inscrever no curso de agronomia para retornar ao trabalho na propriedade. Isso me deixa muito feliz porque foi por meio do meu exemplo que ela quis voltar”, diz a mãe.

Para ela, as mulheres estão cada vez mais ganhando o seu espaço na sociedade. Seja no meio urbano ou rural. “Somos muito mais do que mães, esposas e donas de casa. O CLVL nos faz ver que somos fortes e que temos capacidade de aplicar o nosso potencial estando a frente de grandes projetos. Todos têm a sua importância”, encerra.

CONHEÇA O PROGRAMA

O Com Licença Vou à Luta (CLVL) tem como objetivo habilitar mulheres rurais a empreenderem, além de desenvolver competência de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades existentes. Dividido em cinco módulos presenciais de oito horas cada, trabalha o empreendedorismo, a gestão financeira, o planejamento estratégico, a legislação e a liderança com mulheres do meio rural.

“Incentivamos o protagonismo feminino das mulheres do campo. Queremos motivá-las a empreenderem em suas propriedades e tornarem-se referência tanto na família como na comunidade em que estão inseridas. Sabemos que elas são a base familiar e merecem ser respeitadas também no trabalho rural”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.  

A coordenadora do programa em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencourt, destaca que o número de mulheres que participam do programa está crescendo. “Para 2017 temos uma previsão de 75 turmas em todo o Estado, número maior que o ano anterior, o que demonstra o interesse das produtoras em empreender em sua propriedade rural”, finaliza.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal