Senar/SC capacitará mais de 4.500 produtores rurais

06 Fev, 2017 23:45:29 - Geral

<b>Chapecó (SC)</b>


Capacitar produtores rurais no processamento de carne suína em produtos defumados, cozidos, reestruturados e crus. Esse é o principal objetivo do curso de processamento de carne suína ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).


Os produtores aprendem na prática que é possível fazer produtos de alta qualidade nas propriedades rurais. A intenção é o que a capacitação desperte o interesse na formação de uma empresa familiar e torne-se fonte de renda para os produtores. Os participantes também visualizam a importância do processamento e a transformação de alimentos, bem como a segurança alimentar, os cuidados com o meio ambiente, o processamento correto de embutidos cruz e cozidos, reestruturados, fermentados e curados.


Esse é um entre as centenas de cursos oferecidos pelo Senar/SC mensalmente de maneira totalmente gratuita. A cada mês novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em fevereiro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 284 cursos. Serão capacitados 4.544 empreendedores rurais em todo o território catarinense. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.


Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de processamento de carne de frango em Canoinhas nos dias 08 e 09.  O município de Porto União terá nos dias 09 e 10 o curso de olericultura básica. Entre os dias 13 e 15 Papanduva receberá a capacitação de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes e de 13 a 16 Campo Alegre contará com a qualificação de inseminação artificial em bovinos. No período de 14 e 17 o treinamento de artesanato de bordados será ofertado em Joinville e de 20 a 22 Araquari terá o de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.


O Vale do Itajaí terá nos dias 09 e 10 o curso de confeitaria em Leoberto Leal. De 13 a 15 o município de Santa Terezinha contará com a capacitação de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. No dia 14 a cidade de Salete terá a qualificação em emissão de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural e de 14 a 17 o curso de artesanato com pintura acontecerá em Chapadão do Lageado. O treinamento de meliponicultura será ofertado em Jaraguá do Sul nos dias 20 e 21 e nos dias 22 e 23 a qualificação em identificação e seleção de oportunidades de negócios com o turismo rural será em Guaramirim.


A região Sul receberá nos dias 07 e 08 o curso de processamento de carne de frango em Jaguaruna. Nos dias 13 e 14, Laguna terá o treinamento de cultivo protegido de hortaliças e de 13 a 16 a capacitação em artesanato de bordado será em Grão Pará. A qualificação em produção caseira de massas para congelamento ocorrerá em Pedras Grandes nos dias 14 e 15. Nos dias 21 e 22 Imaruí terá o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos e Sangão terá o de empreendedorismo rural nos dias 23 e 24.


No Leste a qualificação em turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos será ofertada nos dias 06 e 07 em São José. Nos dias 08 e 09 o município de Paulo Lopes terá o treinamento de inclusão digital rural – informática básica. Santo Amaro da Imperatriz receberá nos dias 15 e 16 o curso de comercialização na propriedade rural. Nos dias 23 e 24 ocorrerá em São Bonifácio a capacitação em confeitaria. No mesmo período São José terá a qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias.


Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Alfredo Wagner. Nos dias 14 e 15 São Joaquim terá o treinamento em primeiros socorros e no mesmo período Bom Retiro contará com a qualificação em olericultura orgânica. No período de 20 a 22 ocorrerá em Alfredo Wagner a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos e de 20 a 23 Painel receberá o curso de inseminação artificial em bovinos.


O Meio Oeste terá de 06 a 08 a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos no município de Timbó Grande. De 09 a 13 o curso de artesanato em couro será realizado em Herval D’Oeste. Nos dias 13 e 14 Jaborá terá a capacitação em derivados do leite. De 21 a 27 ocorrerá em Joaçaba o treinamento em rédeas e nos dias 21 e 22 o curso de aproveitamento integral de alimentos será promovido em Videira.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de fluxo de caixa da atividade rural em Seara no dia 10. Nos dias 14 e 15 o município de Planalto Alegre terá o curso de organização da propriedade rural – programa 5S. De 14 a 16 Concórdia receberá a qualificação de operação e manutenção de tratores florestais. Nos dias 15 e 16 a capacitação de bordados em chinelos ocorrerá em São Domingos. Nos dias 21 e 22 Ouro Verde terá o curso de implantação e manejo de pastagens.


A região Extremo Oeste receberá nos dias 07 e 08 o treinamento em cultivo hidropônico de hortaliças em São José do Cedro. Nos dias 14 e 15 ocorrerá em Campo Erê o curso de inclusão digital rural – iniciação à informática. Em Novo Horizonte está marcada a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural para o dia 15. A capacitação em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) ocorrerá em Bandeirante e nos dias 16 e 17 Itapiranga terá o curso de operação e manutenção de roçadeira.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE