Senar/SC beneficiará produtores rurais catarinenses

01 Nov, 2016 10:45:14 - Geral

Chapecó (SC)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), desenvolve ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem do campo. Contribui para sua qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania. Estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive.

Mensalmente o Senar/SC oferece centenas de treinamentos totalmente gratuitos para os produtores rurais de todas as regiões do Estado. A cada mês novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em novembro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 346 cursos. Aproximadamente 5.536 empreendedores rurais serão capacitados em todo o território catarinense. 

Treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. 

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de meliponicultura nos dias 03 e 04, em Canoinhas. No mesmo período, o município de Major Vieira terá o curso de casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 10 e 11 ocorrerá a capacitação de floricultura em Irineópolis. A qualificação em comercialização na propriedade rural será ofertada nos dias 21 e 22 em Campo Alegre. Nos dias 24 e 25 Itaiópolis terá o curso de tratamento de madeira. Encerrando o mês, de 28 a 30, Três Barras contará com o treinamento em produção de frangos e ovos caipiras. 

O Vale do Itajaí terá nos dias 08 e 09 o curso de produção e manejo de ovinos no município de Jaraguá do Sul. No dia 09 também inicia em Vidal Ramos o treinamento de primeiros socorros que segue até o dia 10. Ascurra receberá de 11 a 14 a capacitação em cultivo hidropônico de hortaliças. Nos dias 16 e 17 a qualificação em produção de mudas frutíferas será promovida em Atalanta. No mesmo período Benedito Novo terá o curso de fruticultura – colheita e comercialização. Balneário Piçarras contará com o curso de beneficiamento e conservação de pescado nos dias 22 e 23.

A região Sul receberá nos dias 03 e 04 a qualificação em cultivo de plantas medicinais em Braço do Norte. De 07 a 10 o município de Timbé do Sul terá o curso de artesanato com pintura. Nos dias 09 e 10 o treinamento em culinária de peixes e frutos do mar será desenvolvido em Jaguaruna. A qualificação em olericultura orgânica ocorrerá em Imaruí nos dias 10 e 11. Araranguá receberá de 21 a 25 a capacitação em rédeas e, nos dias 29 e 30, Passo de Torres terá o curso de processamento de carne de frango. 

No Leste de Santa Catarina o município de Palhoça terá, nos dias 08 e 09, o curso de empreendedorismo rural. De 09 a 11 ocorrerá em Florianópolis o treinamento de operação e manutenção de motosserras no corte de árvores. De 22 a 25 a capacitação em artesanato de bordado será promovido em São Bonifácio. Nos dias 24 e 25 Santo Amaro da Imperatriz contará com a capacitação em aumento da produtividade do mel e nos dias 28 e 29 será a vez de Biguaçu receber o curso em criação de abelha rainha. 

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de implantação e manejo de pastagens em Cerro Negro nos dias 03 e 04. De 07 a 10 o treinamento de acolchoados artesanais com lã de ovelha será realizado em Curitibanos e de 07 a 11 Campo Belo do Sul terá a capacitação em doma racional de equídeos. Urubici receberá nos dias 17 e 18 o curso de derivados do leite. Nos dias 21 e 22 a qualificação em controle agroecológico de pragas e doenças acontecerá no município de São Cristóvão do Sul e o treinamento em conservação do solo será nos dias 28 e 29, em Palmeira. 

O Meio Oeste terá a qualificação de bordados em patchcolagem em Joaçaba de 01 a 04. Dias 03 e 04 o curso de cultivo protegido de hortaliças ocorrerá em Lebon Régis. Nos dias 07 e 08 Campos Novos terá o treinamento de instalação e manutenção de redes elétricas. De 07 a 09 a capacitação de artesanato em couro será desenvolvida em Luzerna. Nos dias 10 e 11 o curso de organização da propriedade rural com o programa 5S acontecerá em Caçador. De 28 a 30 o município de Calmon contará com o treinamento de operação e manutenção de tratores florestais. 

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de controle de qualidade no transporte do leite no dia 08, em Chapecó. Nos dias 16 e 17, Concórdia contará com o curso em tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Arabutã terá nos dias 17 e 18 a qualificação de informática básica. De 16 a 21 o município de Irani receberá o treinamento de artesanato em tear com lã de ovelha. Nos dias 29 e 30 ocorrerá em Xanxerê a capacitação em jardineiro.

A região Extremo Oeste terá de 07 a 09 o curso de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes, em Saltinho. Nos dias 08 e 09 o treinamento de olericultura orgânica ocorrerá em Palmitos. A capacitação em gestão ambiental na produção de leite está marcada para o dia 09, em Itapiranga. De 16 a 18 acontecerá em Dionísio Cerqueira o curso de produção caseira de pães e biscoitos. Barra Bonita receberá nos dias 21 e 22 o treinamento em confeitaria e de 21 a 23 ocorrerá a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, em Campo Erê.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança