• Senar forma turmas do Programa Empreendedor Rural

Senar forma turmas do Programa Empreendedor Rural

06 Dez, 2016 17:15:29 - Geral

Concórdia (SC)

Otacílio Junior de Souza é produtor rural no município de Palmeira. Há quatro anos desenvolve na região um projeto de pecuária de corte e, desde fevereiro quando assumiu a presidência do Sindicato Rural de Otacílio Costa, resolveu expandir a iniciativa com o Programa Empreendedor Rural (PER) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Na última semana produtores rurais dos municípios de Concórdia, Papanduva, Ibicará, Calmon, Monte Carlo, Campo Belo do Sul e Palmeira participaram da solenidade de formatura das regiões oeste, meio oeste, planalto serrano e norte. Três participantes apresentaram seus projetos e, na sequência, receberam os certificados. Após a certificação dos concluintes o professor José Emilio Menegatti falou sobre “Empreendendo para o Sucesso”. 

Souza explicou que o projeto estimula a ganhar mais vendendo uma carne de qualidade. “Meu objetivo é oferecer carnes diferenciadas, vender apenas bezerros novos de raças especiais”. O produtor trabalhava em uma empresa e resolveu voltar para o campo. Atualmente possui 95 animais, 70 vacas de cria, algumas novilhas para reposição e três touros. “A intenção com o projeto é ampliar o rebanho cada vez mais”, afirmou. 

Para ele, o PER foi fundamental para conhecer a propriedade. “Consegui fazer um diagnóstico preciso de tudo que eu tenho. Hoje a parte gerencial está muito mais estruturada, tenho controle dos meus gastos e investimentos. O programa me mostrou a importância do planejamento antes de qualquer atividade”, declarou.

Assim como Souza, Neide Dias de Vargas Malman, reside na linha do Cedro em Ibicaré, e herdou do pai o gosto pela produção de erva mate. Há dois anos Neide e sua família assumiram a produção. Durante o PER o projeto foi voltado para a ampliação da área plantada. “A intenção é aumentar mais um hectare, resultando em um incremento de 2500 mudas de erva mate. O terreno é favorável e a nossa intenção é que isso passe a ser a nossa principal fonte de renda”, relatou.

Segundo Neide, o programa abriu caminhos e deu a oportunidade de crescimento no meio rural. “Muitas coisas foram esclarecidas no que diz respeito a gestão da nossa propriedade. Hoje vejo que o que era sonho pode se tornar realidade, basta ter planejamento”. A produtora agradeceu a oportunidade. “Estou muito feliz com o resultado. Esse projeto vai ajudar a minha família e, além disso, consegui ampliar meus conhecimentos”.

Elizandra Aparecida Franchini, é produtora rural na linha Kaiser, em Concórdia. Seu projeto é para a construção de um freestal e uma sala de ordenha. “Tínhamos uma dificuldade grande com o manejo dos animais em decorrência da pouca mão de obra. Com esse projeto acreditamos que facilitará o diagnóstico de doenças, prenhez e otimizará todo o trabalho”, analisou. 

A produtora considera que o PER foi muito importante para a organização da propriedade. “Hoje eu consigo visualizar melhor as potencialidades da nossa propriedade. Até mesmo a divisão de tarefas melhorou. Meus filhos ajudam, assim, posso dar uma estrutura melhor para que eles tenham condições de permanecer no campo e dar continuidade a nossa propriedade”, complementou.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, parabenizou os formandos pela iniciativa em procurar o crescimento pessoal e profissional. “Queremos o melhor para o futuro das propriedades catarinenses e o PER é o caminho. Ficamos imensamente realizados quando vemos que os produtores estão engajados e acreditamos que cada um dos projetos desenvolvidos será levado em frente e trará bons frutos”.
Acompanharam a solenidade o superintendente do Senar/SC Gilmar Antonio Zanluchi e os vice-presidentes da Faesc, Enori Barbieri, Antônio Marcos Pagani de Souza e João Francisco de Mattos. 

SOBRE O PER

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o PER tem como o objetivo dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural. A iniciativa motiva a permanência dos empresários rurais em suas atividades, auxiliando na ampliação da produção rural e contribuindo para a melhoria da qualidade de vidas das famílias do campo.

Além disso, aumenta o poder político, econômico e social dos agricultores e contribui para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado ao meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores. É oferecido para produtores rurais de Santa Catarina de maneira totalmente gratuita. A estrutura do programa compreende encontros semanais com duração de 8 horas, totalizando 136 horas, com duração aproximada de quatro meses.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE