Senar beneficiará cerca 4.800 produtores com cursos gratuitos

05 Dez, 2016 17:32:02 - Geral

Florianópolis (SC)

Mensalmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece centenas de treinamentos totalmente gratuitos para os produtores rurais de todas as regiões do Estado. A cada mês novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em dezembro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 300 cursos. Aproximadamente 4800 empreendedores rurais serão capacitados em todo o território catarinense.

Treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. 

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de bordado em chinelos, nos dias 1 e 2 em Porto União. No mesmo período, ocorre em São Bento do Sul o curso de floricultura. Nos dias 5 e 6 Campo Alegre terá a capacitação em operação e manutenção de tratores florestais. De 6 a 9 a qualificação de artesanato com pintura acontecerá em Irineópolis. O curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos está marcado para os dias 12 e 13, em Itaiópolis. Nos dias 15 e 16 Papanduva ocorerrá o treinamento em formas associativas do meio rural.

O Vale do Itajaí terá o curso de beneficiamento e conservação de pescado nos dias 1 e 2 em Ituporanga. Nos dias 5 e 6 o treinamento de culinária de peixes e frutos do mar será em Itapema. No mesmo período a qualificação de turismo rural – planejamento e implantação de negócios será em Guaramirim. No dia 9 o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural será promovido em Salete. Nos dias 15 e 16 Atalanta e Jaraguá do Sul terão os cursos de produção de mudas frutíferas e meliponicultura, respectivamente.

A região Sul receberá nos dias 1 e 2 o treinamento de acolhida no meio rural com foco no turismo no município de Laguna. Nos mesmos dias ocorre em Pedras Grandes a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. De 5 a 9 a capacitação de rédeas será promovida em São João do Sul e de 5 a 7 o curso de produção caseira de pães e biscoitos em Urussanga. O treinamento de artesanato de costura em tecidos será em Imaruí de 6 a 9. A capacitação em cultivo de plantas medicinais está marcada para os dias 8 e 9 em Imbituba. 

No Leste o município de Palhoça terá nos dias 1 e 2 o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. No mesmo período, Angelina e Santo Amaro da Imperatriz terão, respectivamente, as capacitações de bordados em chinelos e confeitaria. De 2 a 5 o treinamento em cultivo hidropônico de hortaliças será realizado em Florianópolis. Nos dias 5 e 6 São Pedro de Alcântara terá o curso de organização da propriedade rural – Programa 5S. A capacitação de inclusão digital rural será oferecida aos produtores de Paulo Lopes nos dias 8 e 9. 

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de derivados do leite em Correia Pinto nos dias 1 e 2. Nos dias 5 e 6 Ponte Alta terá o treinamento de olericultura Orgânica. Nos dias 6 e 7 a capacitação de produção e manejo de ovinos será desenvolvida em Capão Alto. No período de 6 a 9 o município de Painel receberá a qualificação de inseminação artificial em bovinos. Campo Belo do Sul terá nos dias 7 e 8 o curso de tratamento de madeira e Anita Garibaldi terá nos dias 14 e 15 o de conservação do solo. 

O Meio Oeste terá nos dias 1 e 2 a qualificação de instalação e manutenção de redes elétricas no município de Lacerdópolis. No dia 5 o treinamento de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) será promovido em Campos Novos. No período de 5 a 7 o município de Capinzal terá o curso de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores. De 5 a 9 ocorrerá a capacitação em doma racional de equídeos na cidade de Água Doce. O treinamento de acolchoados artesanais com lã de ovelha será oferecido aos produtores rurais de Vargem Bonita entre os dias 7 e 12. Em Caçador ocorre o curso de aproveitamento integral de alimentos nos dias 8 e 9.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de operação e manutenção de colheitadeiras em Concórdia no período de 1 a 5. Nos dias 6 e 7 o treinamento de derivados do leite acontecerá em Entre Rios. O município de União do Oeste receberá no período de 6 a 8 a qualificação de produção caseira de pães e biscoitos. De 12 a 14 o curso de bordado com patchcolagem será promovido em Chapecó e, no mesmo período, o de artesanato em couro ocorre em Entre Rios. O curso do Programa 5S está marcado para o dia 14 em Seara. 

A região Extremo Oeste terá no dia 5 o treinamento de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) em Dionísio Cerqueira. Nos dias 6 e 7 acontece em Riqueza a capacitação de jardineiro. O curso de inclusão digital rural – informática básica 2 será ofertado aos produtores de Guarabiaba nos dias 8 e 9. Nos dias 12 e 13 os municípios de São José do Cedro e Belmonte terão, respectivamente, os treinamentos de olericultura básica e conservas de frutas, hortaliças e temperos. Nos dias 14 e 15 o curso de tratamento de madeira ocorrerá em Sul Brasil.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança