• SENAI recebe visita do ONSP do Peru para cooperação técnica

    Profissionais peruanos vieram conhecer o Provedor de Ensaios de Proficiência e Laboratórios de Análises de Alimentos do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas em busca de cooperação técnica

SENAI recebe visita do ONSP do Peru para cooperação técnica

24 Nov, 2016 16:00:54 - Variedades

Chapecó (SC)

O SENAI Chapecó, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), recebe nesta quarta, quinta e sexta-feira (23 a 25), a visita de profissionais do Organismo Nacional de Sanidade Pesqueira (SANIPES) do Peru. A intenção deles é conhecer o Provedor de Ensaios de Proficiência (PEP) e Laboratórios de Análises de Alimentos do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Alimentos e Bebidas do SENAI de Chapecó. O objetivo é firmar uma cooperação técnica entre as instituições para implantação de um provedor no Peru.

Participam da visita o vice-diretor de Regulamentos Sanitários da Pesca e Aquícola do SANIPES do Peru, Daniel Morante, e a engenheira do SANIPES, Sara Torres. Eles foram recebidos pela coordenadora de Metrologia do IST SENAI Chapecó, Leania Fabbi, pela coordenadora do Provedor de Ensaios de Proficiência do IST SENAI Chapecó, Joseane Bassani, e pela coordenadora substituta do Provedor, Adriana Baltassare.

Leania explica que o Provedor faz rodadas interlaboratoriais para avaliar a qualidade dos laboratórios atendidos. “É um suporte técnico aos laboratórios de análises de alimentos de empresas e privados. A participação em Programas de Ensaios de Proficiência permite avaliar continuamente os laboratórios, orientando na detecção de erros, propiciando o aprimoramento das técnicas operacionais e a melhoria da qualidade das medições”.

De acordo com Morante, a escolha pelo IST do SENAI de Chapecó se deu porque o Brasil é um dos únicos países da América Latina que possui Provedores de Ensaio de Proficiência acreditados na NBR ISO/IEC 17043:2011. “No Peru não temos um provedor e conhecer um local onde tem um provedor implantado e funcionando é muito importante”, realça. 

De acordo com o gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Chapecó, Almeri Dedonatto, o PEP é um serviço muito especializado e estruturado que existe há 15 anos na unidade, sendo um dos maiores provedores do País em alimentos e bebidas. “Para a indústria, esse trabalho é fundamental para comprovar que os ensaios feitos dentro dos seus laboratórios estão corretos e são de qualidade, gerando confiança no serviço prestado e no processo analítico dentro das empresas”.

Atualmente, o PEP do IST do SENAI de Chapecó atende 228 clientes, sendo 13 clientes internacionais, distribuídos em 10 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Angola. “A vinda de representantes do SANIPES é um reconhecimento da qualidade e seriedade do nosso trabalho e contribui para a prospecção de negócios entre os dois países”, destacou o diretor do SENAI Região Oeste, João Roberto Lorenzett.

O IST de Alimentos e Bebidas do SENAI, além dos serviços prestados em metrologia, atua com consultorias especializadas em normas nacionais e internacionais de segurança de alimentos, planejamento, controle e otimização do processo produtivo, qualificação e auditoria de rede de fornecedores e distribuidores. Também atua em inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, estudo e determinação de vida útil de produtos, tabela nutricional e rotulagem e aplicação de novas tecnologias.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE