• SENAI Criciúma discute os desafios da indústria 4.0

SENAI Criciúma discute os desafios da indústria 4.0

06 Jul, 2018 11:31:02 - Educação

Criciúma (SC)

Grande parte da população não conhece os processos que envolvem o desenvolvimento de uma peça de roupa. Os detalhes podem influenciar no resultado final, como a escolha de um ponto, linha e até da agulha escolhida. Na noite dessa quinta-feira, 5, o SENAI Criciúma recebeu o Workshop de Costurabilidade e Qualidade na Indústria 4.0, conduzido por profissionais do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design, de Blumenau.

A importância de estarem atentos aos tipos de tecidos em relação aos equipamentos, acessórios, materiais e aviamentos, foi discutida ao longo do encontro. “Para nós é muito importante essa discussão, pois a região Sul é polo nesta área. É preciso saber como preparar os funcionários para saberem como agir diante da tecnologia”, explica a coordenadora do curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

“Desde o simples fato da agulha, que aparentemente parecem todas iguais, mas existem grandes diferenças de: tipos, acabamentos, pontas. Além das linhas que são utilizadas, a composição e as máquinas, o transporte dela. A intenção foi apresentar o que é costurabilidade. Para que serve, quais as análises que são feitas, a fim de melhorar o produto que eles fabricam nas empresas e também entender os defeitos que podem apresentar os artigos confeccionados”, pontua o especialista em ensino do SENAI Blumenau, Heriberto Puff.

De acordo com a consultora de empresas do SENAI, Jaqueline Juenge Costa, a indústria 4.0 é voltada para tecnologia e informação, que irão refletir na tomada de decisões mais rápidas e assertivas. “Hoje,estamos na era da indústria 3.0, onde temos a mecanização, introdução de robôs, ou seja, nós já temos uma parte tecnológica. O desafio da indústria 4.0 é como iremos gerenciar através de ambientes cibernéticos, como a Internet das Coisas, armazenamento em nuvem, então não é a tecnologia em robô, é o que nós iremos fazer com as informações e os dados”, complementa Jaqueline.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE