• Senai Criciúma conquista medalha de prata em Olimpíada

    Maior competição profissional das Américas ocorreu em Brasília nesse fim de semana

Senai Criciúma conquista medalha de prata em Olimpíada

16 Nov, 2016 09:12:07 - Educação

Criciúma (SC)

O Senai Criciúma conquistou uma medalha de prata na Olimpíada do Conhecimento 2016, a maior competição profissional das Américas, encerrada no último fim de semana, em Brasília. A conquista ocorreu na categoria Processo Inovador com o trabalho intitulado de Filtro Cell. É um filtro cerâmico produzido com areia de fundição e lodo de anodização, rejeitos da fundição de ferro ou alumínio e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. No evento, a equipe foi representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan.

Ao todo, o Senai de Santa Catarina conquistou duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, ficando na terceira colocação no ranking final da Olimpíada do Conhecimento 2016. Os demais premiados são de Chapecó, Itajaí, Balneário Camboriú e Rio do Sul.

A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o país. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação. Mais de 20 estudantes, professores e pesquisadores do Senai e do Sesi catarinenses, entidades da Fiesc, que participaram, receberam algum tipo de premiação.

Para a elaboração do ranking final, foram considerados os resultados dos desafios por equipe e individuais (provas que identificaram as competências dos alunos, com projetos desenvolvidos durante o evento), da Mostra Inova Senai (com produtos e processos inovadores, desenvolvidos anteriormente), do Grand Prix de Inovação (sugestões de inovações para indústrias, propostas durante o evento) e do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) – provas realizadas durante o evento envolvendo alunos dos cursos mais procurados no Senai em todo o país.

A maior quantidade de medalhas de Santa Catarina foi conquistada pela unidade do Senai em Chapecó. Nos desafios individuais foram uma medalha de ouro – por Rafael Ziliarski em eletricidade predial – e três de prata – Gabriel Vassoler em soluções de softwares para negócios; Letícia da Cruz, em aplicação de revestimentos cerâmicos; e Laura Lamera, em construção de alvenaria. Vassoler integrou, ao lado de Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva e Edenílson Gonçalves o grupo, orientado pelo professor Wagner Titon, que ficou na segunda posição no desafio por equipe em soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação.

Mais uma medalha de prata de Chapecó foi conquistada por Jonatan Rampinelli, do curso técnico em eletrotécnica, no Saep. Além disso, o Sorvete de Azeite de Oliva foi o terceiro colocado na categoria Produto Inovador da Mostra Inova Senai. A gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado. No evento, a equipe foi representada por Josiane Betat e Andréia Faion.

A outra medalha de ouro de Santa Catarina foi conquistada por Gustavo Avelar Cabral, de Itajaí, no curso técnico em logística no Saep. As demais medalhas de bronze foram no Saep: Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) no curso técnico em edificações, e Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul), na aprendizagem industrial em costura para pessoas com deficiência. Na sexta-feira, o Sesi de Joinville havia conquistado o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contraturno, realizam curso de robótica no Sesi.

Confira os medalhistas do Senai/SC:

Ouro
Rafael Ziliarski (Chapecó), em eletricidade predial – Desafio Individual;
Gustavo Avelar Cabral (Itajaí), curso técnico em logística - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep).

Prata
Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva, Gabriel Vassoler e Edenílson Gonçalves (Chapecó) - soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação. Professor orientador Wagner Titon – desafios por equipe;
Gabriel Vassoler, de (Chapecó) – soluções de softwares para negócios – Desafio Individual;
Letícia da Cruz (Chapecó), aplicação de revestimentos cerâmicos – Desafio Individual;
Laura Lamera (Chapecó), em construção de alvenaria – Desafio Individual;
Jonatan Rampinelli (Chapecó) – curso técnico em eletrotécnica - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep);
Processo Inovador: Filtro Cell (Criciúma), equipe representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan - Mostra Inova SENAI.

Bronze
Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) – técnico em edificações - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep);
Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul) – aprendizagem industrial em costura - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) para pessoas com deficiência;
Produto Inovador Sorvete de Azeite Oliva (Chapecó), equipe representada por Josiane Betat Andréia Faion - Mostra Inova Senai.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE