• Senai Criciúma conquista medalha de prata

    Maior competição profissional das Américas ocorreu em Brasília nesse fim de semana

Senai Criciúma conquista medalha de prata

14 Nov, 2016 15:48:02 - Educação

Criciúma (SC)

O Senai Criciúma conquistou uma medalha de prata na Olimpíada do Conhecimento 2016, a maior competição profissional das Américas, encerrada no último fim de semana, em Brasília. A conquista ocorreu na categoria Processo Inovador com o trabalho intitulado de Filtro Cell. É um filtro cerâmico produzido com areia de fundição e lodo de anodização, rejeitos da fundição de ferro ou alumínio e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. No evento, a equipe foi representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan.

Ao todo, o Senai de Santa Catarina conquistou duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, ficando na terceira colocação no ranking final da Olimpíada do Conhecimento 2016. Os demais premiados são de Chapecó, Itajaí, Balneário Camboriú e Rio do Sul.

A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o país. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação. Mais de 20 estudantes, professores e pesquisadores do Senai e do Sesi catarinenses, entidades da Fiesc, que participaram, receberam algum tipo de premiação.

Para a elaboração do ranking final, foram considerados os resultados dos desafios por equipe e individuais (provas que identificaram as competências dos alunos, com projetos desenvolvidos durante o evento), da Mostra Inova Senai (com produtos e processos inovadores, desenvolvidos anteriormente), do Grand Prix de Inovação (sugestões de inovações para indústrias, propostas durante o evento) e do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) – provas realizadas durante o evento envolvendo alunos dos cursos mais procurados no Senai em todo o país.

A maior quantidade de medalhas de Santa Catarina foi conquistada pela unidade do Senai em Chapecó. Nos desafios individuais foram uma medalha de ouro – por Rafael Ziliarski em eletricidade predial – e três de prata – Gabriel Vassoler em soluções de softwares para negócios; Letícia da Cruz, em aplicação de revestimentos cerâmicos; e Laura Lamera, em construção de alvenaria. Vassoler integrou, ao lado de Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva e Edenílson Gonçalves o grupo, orientado pelo professor Wagner Titon, que ficou na segunda posição no desafio por equipe em soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação.

Mais uma medalha de prata de Chapecó foi conquistada por Jonatan Rampinelli, do curso técnico em eletrotécnica, no Saep. Além disso, o Sorvete de Azeite de Oliva foi o terceiro colocado na categoria Produto Inovador da Mostra Inova Senai. A gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado. No evento, a equipe foi representada por Josiane Betat e Andréia Faion.

A outra medalha de ouro de Santa Catarina foi conquistada por Gustavo Avelar Cabral, de Itajaí, no curso técnico em logística no Saep. As demais medalhas de bronze foram no Saep: Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) no curso técnico em edificações, e Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul), na aprendizagem industrial em costura para pessoas com deficiência. Na sexta-feira, o Sesi de Joinville havia conquistado o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contraturno, realizam curso de robótica no Sesi.

Confira os medalhistas do Senai/SC:

Ouro

Rafael Ziliarski (Chapecó), em eletricidade predial – Desafio Individual;
Gustavo Avelar Cabral (Itajaí), curso técnico em logística - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep).

Prata
Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva, Gabriel Vassoler e Edenílson Gonçalves (Chapecó) - soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação. Professor orientador Wagner Titon – desafios por equipe;
Gabriel Vassoler, de (Chapecó) – soluções de softwares para negócios – Desafio Individual;
Letícia da Cruz (Chapecó), aplicação de revestimentos cerâmicos – Desafio Individual;
Laura Lamera (Chapecó), em construção de alvenaria – Desafio Individual;
Jonatan Rampinelli (Chapecó) – curso técnico em eletrotécnica - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep);
Processo Inovador: Filtro Cell (Criciúma), equipe representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan - Mostra Inova SENAI.

Bronze
Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) – técnico em edificações - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep);
Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul) – aprendizagem industrial em costura - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) para pessoas com deficiência;
Produto Inovador Sorvete de Azeite Oliva (Chapecó), equipe representada por Josiane Betat Andréia Faion - Mostra Inova Senai.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE