• Seminário sobre BIM reúne centenas de profissionais

Seminário sobre BIM reúne centenas de profissionais

04 Nov, 2016 10:36:39 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Segundo Seminário Regional Sul de BIM (Modelagem de Informação da Construção) trouxe experiências dos três estados do Sul do Brasil tanto na área pública, como na iniciativa privada. O evento organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento é gratuito e voltado a arquitetos, engenheiros e técnicos, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

“Com a combinação do conceito e de ações práticas é que a gente vai conseguir estruturar a ideia dentro do Governo do Estado. Comparando 2014 pra hoje, a gente evoluiu muito por conta de ações colaborativas e coordenadas com outros estados que nos permitiu fazer trocas. Modelagem da informação é muito mais gestão. O nível de consciência, de conhecimento de que nós podemos fazer aumentou. Antes a gente apenas vislumbrava a ideia de que é possível fazer um projeto melhor que vai refletir em uma obra, hoje o Estado tem condições de fazer uma gestão muito mais organizada dos seus projetos e obras que vão refletir no uso de suas edificações”, avalia o engenheiro e coordenador de projetos especiais da Secretaria de Planejamento, Rafael Fernandes.

Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro, através da Secretaria de Saúde, órgão de administração direta, a lançar editais, não só para contratação de projetos em BIM, como fez uso da tecnologia na análise de quesitos técnicos ligados à qualidade e ao desenvolvimento de projetos usando o software Solibri para essa avaliação. Pode-se considerar isso uma inovação e desburocratização, pois se introduz a automatização via software da análise de requisitos técnicos em processos de licitação por técnica e preço.

A Secretaria de Estado do Planejamento publicou, em 2015, o Caderno BIM que traz os procedimentos para desenvolvimento de projetos com BIM e deve ser utilizado como anexo em editais para contratação de projetos desenvolvidos por meio dessa tecnologia. No mesmo ano, montou o laboratório BIM que tem atuado na readequação dos projetos arquitetônicos e complementares de CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), estruturação do projeto de reforma e ampliação do Hemosc, em Florianópolis, e na elaboração do projeto de ampliação da Fundação Catarinense de Educação Especial.

O Segundo Seminário Regional Sul de BIM segue até o final da tarde desta sexta, 4. A programação inclui apresentação de soluções como: modelos 3D detalhados a partir de fotografias digitais, realidade aumentada e a importância do 5D. No total, serão 16 horas de conteúdo de BIM nos dois dias de seminário.

Fomento à tecnologia BIM

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apoia o fomento à tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção), através da viabilização de uma linha de financiamento para o atendimento às empresas de engenharia e arquitetura da região Sul que pretendam adquirir sistemas e equipamentos de informática para a implantação de BIM em seus processos de trabalho.

Stands de empresas

Em frente ao Teatro Pedro Ivo, está montada uma feira com stands de empresas cujos produtos e serviços estão ligados direta e indiretamente à BIM.

Workshops

Paralelamente ao seminário serão realizados workshops na Univali, de 3 a 5 de novembro. Organizados pela Equipe Informática ocorrerão no período noturno na quinta, 3, e sexta, 4, e no período matutino e vespertino no dia 5, somando 16 horas. As opções são:
- Workshop BIM – aplicação da metodologia BIM na prática. Indicado para profissionais e executivos do setor que querem ter uma visão geral sobre o tema.
- Workshop REVIT Architecture – solução Autodesk praticando com experts.
- Workshop ArchiCAD – software da Graphisoft expertise de 30 anos em BIM, indicado para arquitetos, designers, engenheiros que buscam alta produtividade.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança