Seminário promovido pela Polícia Civil discute violência contra a mulher

28 Mai, 2019 15:55:34 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol) a solenidade de abertura do “Iº Seminário de Enfrentamento da Violência contra Mulheres”. O evento é organizado pela Coordenadoria da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI) e vai até esta quarta-feira, 29.

Na cerimônia de abertura, a delegada-geral adjunta, Ester Fernanda Coelho, no ato representando o governador Carlos Moisés da Silva, destacou o compromisso institucional da Polícia Civil de Santa Catarina em “acolher, proteger, servir, discutir e apontar soluções nas questões referentes aos grupos sociais em situação de vulnerabilidade”. Ela lembrou que ações como esta não podem ser sazonais “devem ser permanentes e ininterruptas”.

Já a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das DPCAMIs, apresentou o programa “Polícia Civil por Elas”, criado em 2018 que hoje está presente em todo o Estado. De acordo com ela, o programa tem por objetivo propiciar um novo olhar sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Patricia também salientou a criação de grupos de conversa com homens agressores como um espaço para reflexão e mudança de comportamento. “Além disso, fazemos o acompanhamento das vítimas e um trabalho de orientação em escolas, visando uma redução futura dos índices”, afirmou. O psicólogo policial Antônio Carlos José Brito falou sobre o projeto Segurança Cidadã que realiza ações de formação para os profissionais de segurança de todo o país.

Encontro segue durante a tarde

Na tarde desta terça-feira, a programação prevê palestras com as representantes do Programa das Nações Ujnidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Prudente e Raissa Teixeira sobre “Segurança Cidadã no Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres”. O encerramento ocorre com palestras da delegada Eugênia Villa, subsecretária da Segurança do Piauí, que vai falar sobre “Gestos Simbólicos do Feminícidio”, e da agente da Polícia Civil de SC Márcia Cristiane Nunes Scarduelli, que fala sobre o “Discurso das Mulheres Vítimas de Violência”.

Na quarta-feira, 29, último dia do evento, está previsto a realização de Grupo de Trabalho sobre “Práticas nas Delegacias sobre o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE